Como funciona a doação de óvulos?

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres, mas nem todas conseguem realizá-lo de maneira natural, principalmente por problemas de saúde que impedem uma gravidez, e assim, recorrem à fecundação artificial.

Neste artigo, explicaremos o que é o processo de doação de óvulos e falaremos da importância dessa ação para essas futuras mamães. Além disso, Falaremos sobre quem pode doar e como é feito o procedimento de coleta.

O que é a doação de óvulos?

A doação de óvulos é um processo no qual uma mulher doa alguns dos seus óvulos para, na maioria dos casos, serem utilizados em procedimentos de fertilização in vitro. Assim, eles poderão ser fecundados por um espermatozoide e um bebê ser desenvolvido no útero de outra pessoa.

Esses óvulos também podem ser utilizados para fins de pesquisa ou investigação biomédica, podendo ajudar a desvendar mistérios no corpo humano ou auxiliar na descoberta de meios para tratar doenças.

É importante ter em mente que a doação dos óvulos é feita de maneira anônima no Brasil, e caso o seu óvulo gere uma criança, a doadora não pode revindicá-la como seu filho, já que a mulher que carregou o bebê é considerada a mãe.

Mas quem pode receber esses óvulos? O mais comum é que o recebimento desses óvulos sejam feitos por mulheres acima dos 40 anos que estejam com dificuldades de engravidar. Também é pessoas que pessoas mais novam precisem passar por esse tipo de tratamento, por conta de algum problema ou doença que as impeça de ter um bebê.

O procedimento é totalmente indolor, já que a paciente estará sob efeito de anestesia e não sentira nada durante o processo de coleta dos óvulos. O mesmo acontece com a fecundação no útero receptor.

É importante que ambas, tanto a doadora quanto a receptora, levem uma vida saudável antes do procedimento, como a ingestão de muito líquido, tenha uma alimentação saudável e faça exercícios regularmente.

Qual a importância de doar óvulos?

Doar óvulos é um ato muito nobre e importante, já que isso ajudará diversas mamães e finalmente conseguirem dar a luz aos seus filhos. Além disso, também é possível ajudar diversas instituições de pesquisa a fazerem estudos importantes sobre o ser humano.

Apesar da doadora poder não saber exatamente quem está ajudando, ela estará começando e mudando a vida de uma família, permitindo com que a mamãe passe por todas as etapas da geração de um neném, como o crescimento da barriga, o seu desenvolvimento dentro do útero, a realização do parto, dentre outros processos.

Apesar de já existir a doação de crianças, muitas mães querem ter a chance de conseguirem gerar seus próprios filhos, já que isso é uma experiência única e especial na vida de qualquer pessoa.

Então, descubra se você está elegível para fazer a doação de óvulos e ajude famílas de todo o país a realizarem o sonho de ter uma criança ou dos pesquisadores de fazerem avanços importantes na área médica.

Quais doenças podem impossibilitar uma gravidez?

Cerca de 12 milhões de pessoas encontram alguma dificuldade para engravidar no Brasil em algum momento da sua vida. Existem algumas doenças e condições que podem fazer o sonho de se tornar mãe e pai um pouco mais complicado, fazendo com que eles tenham que recorrer a uma fertilização in vitro.

A síndrome dos ovários policísticos é uma das doenças que impossibilita as mulheres de engravidar. Essa condição ocorre quando existe um excesso de hormônio masculino no corpo, o que, além de outros sintomas, compromete a ovulação da mulher.

Outra doença é a endometriose, quando a mucosa que reveste o útero é expelida no abdômen, ao invés de sair pelo canal vaginal juntamente com a menstruação. Além de aumentar o fluxo e causar dor no ato sexual, a endometriose também acarreta em uma maior dificuldade para engravidar.

Quem pode doar óvulos?

Desde o mês de setembro de 2017, qualquer mulher entre 18 e 35 anos que esteja com a saúde em bom estado e sem nenhum tipo de alteração genética pode doar os seus óvulos. É importante ter em mente que esse deverá ser um procedimento voluntário e sem fins lucrativos.

Caso a pessoa tenha o real interesse em fazer a doação de óvulos, ela precisará passar por uma entrevista com os profissionais responsáveis pela captação dos óvulos. Lá, serão pedidos alguns exames para atestar a saúde da candidata.

Além disso, também serão feitos testes de fertilidade para que se tenha certeza de que a mulher está produzindo óvulos corretamente. Na entrevista, serão feitas perguntas para conhecer melhor a candidata, além de explicar todas as etapas do processo de coleta dos óvulos.

Caso ela seja aprovada, é começado o tratamento para a retirada dos óvulos, processo que explicaremos a seguir. Mas antes, é necessário reaparecer na clínica por pelo menos 3 vezes, a fim de encontrar o melhor momento para a a realização do procedimento.

Quais os cuidados especiais antes do procedimento?

Antes de doar, a doadora precisa tomar alguns cuidados para que o processo se dê da melhor maneira possível. Além de ter uma vida saudável, é importante que ela evite ter relações sexuais enquanto está tomando os remédios para incentivar a maturação dos óvulos.

Também é importante que ela não faça consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, já que isso poderá afetar a formação do bebê dentro do corpo da receptora, ocasionando a uma pré-disposição a doenças ou até mesmo uma má formação.

Após o processo de doação concluído, a doadora poderá voltar a sua vida sexual, esperando apenas alguns dias para se certificar de que não será necessária uma nova extração de óvulos. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o médico responsável pelo procedimento.

Como é feita a doação de óvulos?

O processo da doação de óvulos é divido em três etapas, sendo elas: indução, coleta e fecundação dos mesmos. A seguir, você entenderá melhor o que acontece em cada uma dessas fases da doação.

Indução dos óvulos

No Brasil, não existe um bando específico para óvulos. Por isso, são as próprias clínicas que fazem o armazenamento desses óvulos para usar em seus pacientes nas fertilizações in vitro. Então, escolha um local que faça esse procedimento e que seja de confiança.

Na primeira fase, a doadora deverá induzir os óvulos a serem produzidos em maior quantidade pelos ovários, um processo acompanhado e feito pelos médicos, por meio de injeções subcutâneas, com ação direta nos folículos do ovário.

Também é necessário tomar alguns medicaçamento assim que se inicia o ciclo menstrual da doadora, para que os óvulos da próxima ovulação já possam ser maturados e colhidos para a sua fertilização.

Coleta dos óvulos

Esse primeiro período dura entre 6 a 14 dias. Durante esse período, são feitos testes para avaliar a evolução na produção de óvulos pela mulher, e caso tudo esteja conforme o planejado, inicia-se a fase de maturação e coleta.

Para pegar os óvulos, os médicos aplicam hormônios de maturação no corpo da mulher, para que eles fiquem prontos para serem coletados. Para retirá-los, é utilizada uma agulha acoplada em um ultrassom transvaginal, que é inserida dentro da vagina da mulher.

A agulha chega até os óvulos, no qual aspira um líquido que contém os óvulos. Todo o processo de retirada por durar entre 20 e 30 minutos. É importante que a coleta seja feita em um ambiente cirúrgico e com profissionais de qualidade, já que a doadora precisará ser anestesiada durante o procedimento.

Uma vez finalizado, é preciso que a paciente aguarde até o efeito da anestesia passar, e depois passe o restante do dia em repouso para se recuperar do procedimento. No laboratório, os médicos avaliarão se o líquido coletado realmente contém óvulos, e em caso afirmativo, alguns são selecionados para serem fecundados.

Fecundação

Na fecundação, a receptora também precisará estar em um ambiente cirúrgico. Esse processo é dividido em algumas etapas, no qual o óvulo é inserido no útero, já fecundado pelo gameta paterno, e então é preciso aguardar algumas semanas para confirmar a gravidez ou realizar um novo processo.

O indicado é que mais de um embrião seja colocado no útero da mulher, para que as chances da gravidez prosseguir sejam altas.No caso de mulheres até os 35 anos, 2 embriões são necessários. Dos 35 até os 40, são adicionados 3 embriões. Para o caso de mulher acima dos 40 anos que querem engravidar, são adicionados 4 embriões.

No caso da mulher que fez a doação dos óvulos, ela não sofrerá alterações na sua fertilidade, tendo as mesmas chances de engravidar caso n/ao tivesse feito o processo. A coleta é realizada naqueles que seriam descartados pelo corpo.

Também é importante ter em mente que a lei brasileira não permite uma recompensa em dinheiro para quem doa os óvulos, entretanto, caso a doação esteja sendo feita para uma recpetora em específico, ela poderá arcar com os custos do procedimento de coleta, caso isso seja acordado com ambas as partes.

Assim, entendendo melhor o que é, qual a importância e como funciona o processo de doação de óvulos, você pode auxiliar outras mamães que contam com o sonho de terem filhos, ou até mesmo  procurar um tratamento de fertilização caso esteja tendo dificuldade em engravidar.

Nos siga no Facebook e no Instagram para conferir os conteúdos exclusivos sobre maternidade que postamos nas redes sociais!