Como fazer o bebê arrotar? Entenda a importância

Quase todos os bebês arrotam depois de mamar. Mas por que isso acontece? Esse assunto costuma gerar muitas dúvidas entre as mamães de primeira viagem. O arroto é obrigatório depois de todas as mamadas? O bebê corre risco se acontecer? Como fazer o bebê arrotar mais rápido? Confira as respostas para essas e outras dúvidas!

Por que os bebês arrotam depois de mamar?

O arroto acontece quando os bebês engolem um pouco de ar durante a amamentação — principalmente quando o leite é dado na mamadeira, que não se encaixa na boquinha tão perfeitamente quanto o peito da mamãe. Afinal, a natureza é perfeita! Esse ar fica acumulado no estômago ou no esôfago até ser expelido em forma de arroto.

O arroto é obrigatório depois de todas as mamadas?

Alguns bebês arrotam muito pouco ou quase nada. Outros demoram muito para arrotar. Dormem e depois acordam chorando com um arroto que ainda não saiu. Só depois que o soltam é voltam a dormir. Outros ainda precisam arrotar no meio da mamada. Tudo isso pode ser normal; cada um tem o seu jeito.

Como não dá para saber se vai acontecer ou não, o ideal é esperarmos até uns 20 minutos. Depois desse tempo, coloque-o no berço, sempre de barriga para cima. Esse é o momento em que o pai pode e deve participar do processo de amamentação. Segurar o filho nesses preciosos minutos pode parecer pouco, mas ajuda bastante!

O que pode acontecer se eu não esperar o bebê arrotar?

Caso o arroto não aconteça, o ar engolido pelo bebê pode se transformar em gases e provocar cólicas, que causam muita dor na criança e ansiedade nas mamães. Por isso, caso passe o tempo e o bebê não arrote, você pode deitá-lo. Apenas certifique-se de deixá-lo em uma posição com elevação na área da cabeça e tronco.

Além de expelir o ar acumulado, o arroto do bebê também pode vir acompanhado pelo refluxo de uma pequena quantidade de leite. Se isso acontecer quando ele estiver deitado, é perigoso ocorrer asfixia. Todo cuidado é pouco!

 

Leia também:

 

Por que os bebês têm refluxo?

Bebês regurgitam. Uns mais, outros menos. Isso é completamente normal. Faz parte da descoordenação do tubo digestivo dos pequenos e, principalmente, da ineficiência de uma região anatômica específica, que fica entre o esôfago e o estômago. Vamos entendê-la como uma válvula que abre e fecha.

Quando o bebê mama, o leite passa da boca para o esôfago e do esôfago para o estômago. Pois bem: quando o leite entra no estômago, essa válvula deve se fechar, impedindo que o leite que já está lá dentro suba. No próximo gole de leite, a válvula reabre, o leite entra no estômago e, imediatamente, ela se fecha de novo. E assim segue, abrindo e fechando, sucessivamente, a cada golinho de leite.

Nos bebês, de uma maneira geral, essa válvula é um pouco inoperante. Isso significa que, com frequência, ela se abre, permitindo que o conteúdo do estômago suba para o esôfago. Dependendo do impulso, o leite pode até sair pela boca; é o que ocorre nas regurgitações.

Com o passar do tempo, a válvula vai ficando mais eficaz e o refluxo vai diminuindo progressivamente. Pode demorar alguns meses. Mas, na grande maioria dos casos, a evolução é bastante animadora e não deixa sequela nenhuma.

Como fazer o bebê arrotar?

A melhor posição para fazer o bebê arrotar é segurá-lo na vertical, com a barriguinha aconchegada ao seu corpo. A cabecinha geralmente fica em pé, na posição ereta. A altura do bebê no seu colo pode variar. Pode ser mais alta, perto do seu ombro, ou mais baixa, quando então você pode olhar seu filho de frente.

Você também pode se movimentar, andando um pouco. Ou, ainda, pode deixá-lo sentado no seu colo. Em qualquer uma dessas posições dê, suavemente, alguns tapinhas ritmados nas costas do seu filho. Em alguns, poderá ouvir o barulhinho característico do arroto.

Ah! Para amamentar gêmeos, é fundamental que o pai, um familiar ou um cuidador ajude a mãe a posicionar as crianças e segure-as para arrotar.

A questão sobre como fazer o bebê arrotar ficou bem esclarecida? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais para tranquilizar outras mamães!