Ciúmes do irmão mais novo: como lidar com essa fase

A chegada de um novo bebê muda completamente a rotina da casa e da família. A chegada de um bebê quando já se tem uma criança em casa muda ainda mais.

A criança mais velha fica perdida pois de uma hora para a outra ela não tem mais toda atenção só para ela, ou seja, atenção reduzida por conta da demanda do novo bebê.

O ciúme do filho mais velho é gerado por achar que não tem mais o amor dos pais, isso acontece normalmente porque a criança ainda não entende sobre amor compartilhado e acha que perdeu o amor dos pais para o novo irmãozinho.

Mudança no comportamento

Como forma de ter atenção exclusiva dos pais, o filho mais velho começa a agir de forma diferente e com comportamentos bem infantis como se voltasse a ser um bebê de novo. Isso acontece para ter de volta a atenção que ele acredita que perdeu.

Como amenizar a situação

A chegada de um novo filho com mais um ou mais filhos em casa mexe também com a cabeça dos pais e não só da criança mais velha. Muitas das vezes o comportamento nos faz ter atitudes e estresses, mas o que os pais precisam entender é que a criança também não entende o que está acontecendo. Com isso, o que os papais podem fazer para amenizar essa situação?

Não compare seus filhos

Comparar uma criança com a outra sendo irmão ou com qualquer outra criança, não é uma atitude legal dos pais, pois pode trazer grandes consequências para o seu filho, na área psicológica e principalmente na autoestima. Por isso, evite frases como:

“Não mexa com seu irmão mais novo”
“Ele é mais comportado que você”
“Você deveria se parecer mais com ele”

Essas frases não podem ser ditas pois você acaba criando uma separação entre os irmãos além do que, eles estão em idades diferentes e nenhum filho vai ser igual ao outro, cada um age de uma forma.

Incentive seus filhos a se admirarem

Estreitar os laços entre nossos filhos é a melhor opção para evitar os ciúmes entre eles, desta forma o irmão mais velho passará a entender que o irmão que está chegando é um aliado e amigo e não o seu concorrente.

Explique sempre para o seu filho que o novo bebê chegou para ser amado e que ele deve amar o irmão como ama os papais. Deixe seu filho participar de pequenos atos como ajudar no banho e na rotina com o novo bebê. É claro que algumas crianças tendem a ajudar mais por serem mais velhas e compreender melhor, mas ainda assim os mais novos conseguem participar.

Se importe com o primogênito

Um novo bebê exige muito cuidado e atenção. Amamentação, banho, umbigo, sonecas entre outros que também fazem parte da rotina da mãe, além desses fatores temos o período do puerpério que é um momento muito difícil para a mamãe lidar com tudo que acontece.

Mesmo com todos esses fatores, é importante que você se importe e se atente as demandas do seu filho mais velho, conte com uma rede de apoio, seja ela familiar, amigos ou ajuda de um profissional. Hoje em dia existem redes de apoios gratuitas e até online para as mamães, falamos sobre elas neste post (CLIQUE AQUI) sobre amamentação.

Caso necessite de ajuda, não tente fugir, peça e aceite ajuda. Elas são importantes e você conseguirá lidar com a sua rotina da casa e também com as preocupações do seu filho mais velho.

Tire um tempinho para as brincadeiras com o seu filho mais velho

Sempre que puder, e faça disso uma prioridade, separe um tempinho para brincar com o seu filho mais velho, brinque com os brinquedos que ele mais gosta, leia aquele livrinho que ele sempre gostou de ouvir você lendo ou aquele joguinho que ele adora. Desta forma ele aos poucos consegue entender que o irmão mais novo é um aliado e não uma concorrência e que os papais sabem se dividir entre os dois.

A idade do seu filho e seus comportamentos

Vamos conversar um pouco sobre os sentimentos dos nossos filhos por idade, cada criança tem seu jeito e suas particularidades. A faixa etária de cada uma delas conta muito também, com isso vamos pensar em como funciona, como devemos lidar e como agir com os filhos mais velhos em cada idade.

1 a 2 anos

Nessa fase é mais difícil entender o que é um irmão mais novo. Procure desde a gravidez conversar sobre a chegada de um irmãozinho (a). Se empolgue ao falar sobre, as crianças nessa idade normalmente se animam quando os pais estão animados. Tudo vira festa!

Na maternidade leve um presente para ele, ele entenderá que todos ganharam presente, a mamãe ganhou um e ele também. Após o nascimento vem a parte mais complicada, digamos assim, pois como falamos antes, esta fase requer muita atenção da mãe e por isso é legal repetir que uma rede de apoio pode ajudar muito nessa hora.

2 a 4 anos

A criança já está maiorzinha e compreende as coisas que estão ao seu redor, com isso essa fase pode ser a mais difícil tanto para os pais como para a criança, pois é a hora que ela tem mais ciúmes por se sentir ameaçada pelo novo membro da família.

Conte sobre a gravidez antes, fale sobre o que é ter um irmão, fale sobre a rotina de um bebê, o que um bebê faz, fale que ele já passou por isso, que bebê faz cocô, xixi, que suja tudo, entre na brincadeira, fale que você vai precisar de ajuda. Desta forma o seu filho mais velho começa a entender que terá uma mudança em breve.

Crianças acima de 5 anos

Normalmente as crianças com idade superior a 5 anos são mais fáceis de lidar nessa situação. Elas não se sentem tão ameaçadas como as menores, porém podem se ressentir com a chegada do novo irmão.

No caso dessa faixa etária a conversa pode ser mais clara e objetiva. Explique na linguagem que já estão acostumados sobre a chegada do novo bebê. Inclua ele no planejamento, na escolha do enxoval, das cores, deixe ele participar do chá de bebê e da decoração do quarto.

Muito importante a participação do seu filho no nascimento do mais novo. Não deixe seu filho em casa nesse momento, se puder, leve-o para maternidade e deixe ele participar de tudo.

Amor multiplicado

Ter um segundo filho demanda tempo, carinho, paciência e muito amor. Não é fácil com todas as preocupações de ter um novo bebê em casa, mas pensa na alegria de amor multiplicado! É bom, né?

Aproveite o tempo da gravidez para conversar e bater papo com o seu filho mais velho. Desta forma você consegue ir aos poucos administrando o ciúme e as demandas dele. Tenha paciência, tenha sua rede de apoio. Não compare seus filhos e mantenha eles sempre unidos, isso ajuda muito no futuro assim como no psicológico.

Você está grávida do segundo filho? Passou por essa fase de ciúmes do primogênito? Conte para a gente como foi.