Chá de bebê on-line: como fazer?

Já pensou em fazer um chá de bebê on-line? Em tempos de isolamento social por conta do COVID-19, torna-se inviável se reunir com as pessoas amadas e queridas para celebrar a vinda tão esperada do novo membro da família. Uma ótima forma de driblar os impasses gerados pelas medidas de prevenção do coronavírus, sem causar problemas, é organizar um chá de bebê virtual. A ideia é juntar amigos próximos e parentes para fazer brincadeiras, a fim de gerar momentos especiais e de descontração.

Graças à internet e aos diversos outros meios de comunicação on-line, torna-se possível fazer encontros virtuais, organizar festas, conversar por vídeo-chamada, fazer reuniões, preparar lives, fazer shows, entre outras diversas possibilidades. Quando os propósitos são a diversão e a comemoração, todas as alternativas são válidas para entrar no clima da tão esperada vinda bebê.

Para começar a organizar o chá para o seu baby, alguns passos devem ser seguidos, a fim de que nada saia do controle. Separamos em tópicos o passo a passo, sobre o que deve ser feito em cada etapa: desde definição da data, escolher a plataforma de vídeo-chamada ideal, dicas de brincadeiras, preparar a lista de presentes, até chegar no grande dia.

Defina o dia e horário do chá de bebê on-line

O primeiro passo, antes de mais nada, é escolher o dia e horário mais apropriado para acontecer o chá de bebê on-line. É interessante verificar a disponibilidade de seus convidados para que, dessa forma, ninguém importante fique de fora. 

Faça uma pequena enquete com quem você quer que participe desse momento especial com você e com o seu baby. Dê opções de datas e pergunte às pessoas quais são os melhores dias e horários que mais são convenientes para elas. 

Pela manhã, depois do almoço, à tarde, à noite: não tem um horário certo para acontecer o chá de bebê on-line. Dessa forma, verifique qual é a data e qual é a hora mais apropriada e defina a partir da escolha da maioria de seus amigos e familiares.

Lembre-se que, às vezes, não será possível reunir todo mundo que você queira por motivos de compromissos pessoais. Porém, algumas plataformas de vídeos permitem que gravações sejam salvas, de modo a possibilitar que esse momento único fique registrado. Assim, quem perdeu, pode acompanhar depois.  

Texto de apresentação

Após o dia e o horário estarem definidos, chegou a hora de preparar um convite para os seus convidados. É interessante, nesse momento, escrever um texto de apresentação referente chá de bebê on-line, com a data escolhida, hora, plataforma, código de acesso (se tiver) e lista de presentes. 

Uma dica é escrever um texto de apresentação e incluir alguma foto que relacione à vinda do bebê, como alguma imagem do barrigão, a mamãe grávida, algum item do bebê. Após preparar o convite, envie para seus amigos e familiares pelo WhatsApp, por e-mail ou onde achar mais conveniente. O importante é todos recebam o convite.

Escolha a plataforma da vídeo-chamada

Existem diversas plataformas que possibilitam que vídeos sejam feitos. A seguir, listamos alguns que podem ser usados para o chá de bebê, além de algumas de suas funcionalidades respectivas:

  • WhatsApp: as vídeo-chamadas do WhatsApp dá abertura para um contato mais intimista, com poucas pessoas. É ideal para quem quer fazer uma chamada com os amigos e familiares mais próximos porque é permitido somente oito pessoas por chamada;
  • Instagram: por meio de uma live, é possível criar uma momento único e memorável ao seus seguidores que seguem você em tempo real. Para que seus convidados participem, eles precisam ter contas associadas ao Instagram. É possível que milhares de pessoas tenham acesso ao seu vídeo. Também existe uma funcionalidade que permite que o vídeo seja salvo por 24 horas na plataforma.
  • Youtube: é uma plataforma que comporta um altíssimo número de pessoas. Basta ter um canal para criar uma live. Dessa forma, qualquer pessoa pode ter acesso ao vídeo em tempo real;
  • Zoom Meetings: é uma plataforma que comporta um grande número de pessoas. O seu funcionamento é bem simples:basta o usuário cria uma sala e, feito isso, ele recebe um link de compartilhamento, que deve ser passado aos convidados;
  • Google Hangout: integrada ao Gmail, a plataforma é totalmente gratuita e possibilita que até 10 pessoas acessem a chamada por meio de um link;
  • Skype: é possível criar chamas de até 50 convidados de forma grátis e rápida. O acesso à chamada é por um link.

Crie uma lista de presentes

Em um chá de bebê, a mãe pode optar por fazer uma lista de presentes que considera conveniente para seu baby que está por vir. Roupinhas, fraldas, novos utensílios, decoração do quartinho, itens essenciais, móveis novos: esses e diversos outros aparatos são importantes para o bebê que está por vir. 

A lista de presentes podem ser montadas em sites, como a Lá Vem Bebê. Ela tem a função de preparar o enxoval do bebê; e nela deve conter todos os ítens que a mãe deseja receber. É possível incluir informações adicionais, além dos convidados poderem deixar lindas mensagens para os papais. É bem simples e prático! 

Para a mãe preparar a lista de presentes, basta criar um perfil com o nome do bebê, uma foto da mãe grávida, criar um texto de apresentação e adicionar todos os presentes que deseja ganhar. Clique aqui para criar sua lista de presentes grátis! 

Entre no clima: hora da bagunça

Para o chá de bebê ficar mais divertido, é interessante que sejam feitas algumas brincadeiras que relacionam a mamãe, o papai e o bebê. Alguns jogos de perguntas e respostas podem ser feitas, desenhos podem ser criados no barrigão da mãe, decorações divertidas podem ser preparadas, comidinhas e docinhos que remetem ao universo infantil podem ser feitos.

Uma brincadeira que pode ser apresentada é “quem é mais provável”. Escolha uma acontecimentos divertidos relacionados ao universo do bebê e monte perguntas para a mamãe e o papai serem escolhidos entre as opções pelos convidados. Um exemplo é: quem é mais provável de mimar mais o bebê? Quem é mais provável de trocar mais fraldas? Quem é mais provável de dar o primeiro banho? Nessa hora, os convidados devem dar os seus palpites e fazer as suas escolhas entre a mãe e o pai. 

Uma dica é preparar jogos dinâmicos entre os convidados e interagir entre os membros do grupo. Conversar com os convidados sobre como está sendo a gestação, criar um ambiente de descontração e gerar expectativas faz com que esse encontro se torne memorável e especial.

Prepare-se para começar o chá de bebê on-line

Chegou o grande dia! Depois de tudo preparado, chegou o momento de comemorar com as pessoas queridas a vinda do pacotinho. Prepare a decoração, as brincadeiras e os jogos, deixe uma pauta de conversas para interagir com seus convidados e se divirta muito!

Esse momento deve ser único para mamãe e para o bebê, de modo a fazer que eles se sintam especiais e queridos por todos que estão por lá.

Para concluir…

Por conta dos inúmeros motivos de prevenção contra o contágio e dissipação do vírus que vêm alastrando o mundo todo, algumas alternativas são válidas enquanto pensamos em medidas seguras de comemorações, de modo a respeitar as medidas do isolamento social.

Para não deixar esse momento tão especial passar em branco, uma forma de lidar com a situação é apostar no chá de bebê on-line. Por meio de vídeo vídeo chamada, é possível reunir a família e os amigos para celebrar a vinda do baby que está por vir.

Essa é uma ótima opção para quem busca por momentos de diversão e descontração ao lado de pessoas amadas, de modo a marcar um momento tão único, que é ser mãe.

Quando o assunto é a saúde da gestante e do bebê, melhor não correr grandes riscos. Os encontros presenciais devem ser feitos após a pandemia acabar e quando a situação estiver mais controlada. A segurança é a questão fundamental nesse momento.

Agora que você já sabe o passo a passo sobre como se organizar para fazer um chá de bebê on-line, chegou a hora de colocar em prática as dicas. Não esqueça de também montar a sua lista de presentes!

Se você é uma mãe que adora estar por dentro do universo da maternidade, siga-nos em nossas páginas virtuais, do Facebook e do Instagram. Postamos conteúdos fresquinhos todos os dias por lá! Espero por você.