Cama compartilhada entre pais e bebês

O post de hoje é para falar sobre cama compartilhada. Existem pessoas que gostam e outras que jamais fariam. O que você pensa sobre isso? Vamos falar também sobre os bebês que dormem no quarto dos pais.

As principais perguntam e dúvidas que cercam o assunto de cama compartilhada são: Causa dependência emocional? É seguro? Tem benefícios?

Fato é que o sono, tanto do bebê quanto da mamãe, é um assunto que sempre comentamos e batemos nessa tecla sempre, além de gerar muitos questionamentos.

Logo que saímos da maternidade com nossos bebês e chegamos em casa a dúvida de como serão as noites de sono e em que lugar o bebê vai dormir sempre fica.

Cama compartilhada

É um método usado por mães devido a praticidade na hora de amamentar durante a noite. Bem como, por conta da exaustão e da nova rotina da maternidade, muitas mamães optam pela cama compartilhada. Em alguns casos os papais até dormem em outro lugar para que a mãe e o bebê dividam melhor o espaço na mesma cama.

O pensamento principal quando as mães optam por isso é “ todo mundo descansa”.

O que dizem os especialistas

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não indica essa prática pois ela pode ser perigosa ao bebê. De acordo com a SBP os pais podem acabar dormindo profundamente e causar algum acidente, como sufocamento do seu bebê. Principalmente por conta do cansaço diário, os pais podem dormir de forma pesada e não se darem conta do bebê ao lado.

Ao contrário da SBP, para a Sociedade Americana de pediatria, os bebês devem adormecer com os pais até os 6 meses de vida. Dessa forma a amamentação seria facilitada e também garante que os pais estejam mais vigilantes a noite com o bebê. Por outro lado, eles afirmam que se os pais tiverem uma babá eletrônica também podem deixar o bebê em seu quartinho no berço.

A sociedade Americana ressalta que os bebês que dormem no berço devem dormir sozinhos, sem qualquer proteção de almofada, protetor de berço, bichinhos de pelúcia ou até mesmo travesseiros em seu berço, para que também não ocorra nenhum tipo de acidentes.

Bebês que dorme no quarto dos pais

Dormir perto dos pais é chamado de co-sleeping. Essa expressão significa co-leito, que é uma prática em que bebês e crianças pequenas dormem perto de um ou de ambos os pais, em vez de em um quarto separado. Os indivíduos que dormem juntos dormem em proximidade sensorial uns com os outros, onde o indivíduo sente a presença de outros.

Esse assunto, que como falamos no início, divide opiniões de pais, pediatras, psicólogos e também de especialistas de sono infantil.

Alguns acreditam em benefícios e outros afirmam que não há vantagens em dividi quarto ou cama com os filhos.

Vantagens de dividir o quarto com o bebê

Estar próximo ao bebê para a hora da amamentação ou preparar a mamadeira na madrugada é mais fácil do que levantar e ir até o quarto do bebê para isso. A praticidade de já estarem no mesmo ambiente ajuda nesse momento. Além do que é muito cansativo e desgastante para os pais a madrugada longa.

Outro ponto favorável é estar sempre pronto para as necessidades e eventualidades da madrugada, como vômitos, engasgos, tosse, algum problema respiratório ou falta de ar do bebê. Principalmente nos 6 primeiros meses de vida em que o bebê não consegue se virar ou reagir de forma satisfatória a esses episódios.

Os pais que trabalham ao longo do dia, quando encerram o período de licença maternidade, costumam fazer o co-sleeping para que além de ter uma noite com uma mais de qualidade, reforçar os laços entre pais e filho, já que durante o dia eles ficam afastados.

Essa prática é considerada vantajosa por esses pontos, mas também existem especialistas e pais que não acreditam em vantagens. Quanto isso que vamos conversar agora.

Desvantagens da cama compartilhada

A principal desvantagem, que é a que mais divide opiniões, é o fato do risco de, durante o sono, o pai ou a mãe se virar dormindo e acabar deitando em cima do bebê, o que pode causar sufocamento.

Outro fator a ser considerado ao levar seu filho para dormir na sua cama é o fato de que conforme o bebê for crescendo ele se mexe muito, e isso pode atrapalhar as noites de sono dos pais. Neste caso atrapalha muito mais do que se o bebê estiver no próprio berço e os pais precisarem levantar para amamentar, arrotar ou para acudir caso tenha alguma intercorrência ao longo da noite.

Atenção redobrada ao dormir com um bebê na cama, pois se não houver, o bebê pode cair da cama, e isso também é uma preocupação, Desta forma o sono dos pais também pode ser prejudicado pois vão ficar acordando a noite toda para ver se o bebê está bem.

A dependência do bebê também é citada por pediatras e especialistas como um fator de desvantagem. O bebê fica condicionado a só dormir na presença de um dos pais. Os bebês para que se acostumem a dormirem sozinhos, sem ninar ou peito, se torna necessário que eles estejam dormindo no próprio berço para que assim as orientações e treinamentos da rotina do sono que os pais fazem para ele dormir sozinho sejam mais efetivos e o bebê consiga dormir sozinho, além de conseguirem fazer com que o bebê durma a noite toda também.

Intimidade do casal

Um dos fatores mais comentados também é liberdade e privacidade do casal. Por alguns motivos, como horário para dormir, afinal quando o bebê dorme (que normalmente é mais cedo do que os pais) você vai precisar deitar junto com o bebê. Além disso a intimidade sexual do casal precisa ser mantida e preservada.

O que acaba se perdendo quando temos um bebê no quarto, por exemplo, é se decidirem assistir um filme deitado na cama, com o bebê pode não ser tão possível, porque ele acorda e todo esse romantismo acaba, não é mesmo?

Outros cuidados da cama compartilhada

Se você acha vantajoso ter o seu filho junto com você no quarto ou na sua cama, se atente aos cuidados que devemos ter nesta hora.

Em nenhum momento deixe seu filho dormir de barriga para baixo. As vezes é confortável para o bebê, mas esse tipo de forma de dormir é ideal para cólicas do bebê, mas que seja feita de dia com todo o olhar dos pais enquanto o bebê dorme. A noite, e principalmente junto com os pais, não é ideal.

Cuidado com travesseiros e o formato do colchão. Essa dica é importante até se o bebê for dormir no berço. Não pode ter travesseiros e nem a cama ser reclinada. As pessoas tendem achar que a cama reclinada ajuda, mas os especialistas afirmam que não é legal para o bebê.

Um outro ponto que há muitas controvérsias é que os animais não podem compartilhar a mesma cama, mas muitas pessoas e pediatras acreditam que o vínculo com animais pode ser muito bom para a imunidade do bebê e recomendam que o convívio seja de perto. Outros pediatras acham que há riscos de alergias e prejudicial a respiração do bebê.

De olho no bebê!

Deixar o bebê sozinho na cama não é indicado. Por isso, nas sonecas de dia coloque seu bebê no berço com proteção de grade ou então em um colchão no chão, assim ele não corre risco de cair da cama e os pais podem ficar mais à vontade e relaxados durante a soneca.

Cobertores e edredons não são recomendados por também causarem sufocamento. Por isso, em dias mais frios, utilize roupas adequadas e pijamas de frio, meias, gorros e luvas para não precisar utilizar cobertas no bebê. Neste caso cuidado com a quantidade de roupas que você coloca no bebê pois a temperatura do corpo deles é diferente da nossa. Colocar roupas demais pode provocar aumento de temperatura, até porque o bebê junto ao nosso corpo já transmite calor.

Decisão difícil

A decisão de como fazer o nosso filho dormir é somente dos pais, mas sabendo que temos prós e os contras de dividir o quarto ou a cama com o bebê.

Alguns bebês dormem até os 6 meses no quarto dos pais e outros até os 10 anos ou mais, essa decisão é somente dos pais, lembrando que pode ter as consequências do seu filho se acostumar com esse ambiente e ser mais difícil tirar, mas também fica uma saudade do filho ao longo do dia de trabalho que muitos papais querem ficar agarradinhos no seu bebê durante o sono.

Opte sempre para o que não for ser pesado para você e que seja confortável para o crescimento e desenvolvimento do seu filho.