Cachorro e criança: benefícios de ter um cachorro em casa

Por que o cachorro e a criança se dão tão bem?

Seu filho está te pedindo um cachorro e você está pensando se vai dar ou não? Sei também que você está pensando em gastos, passeios e consultas no veterinário. Sim, você até pode pensar nisso tudo, faz parte e é muito relevante, mas vamos pensar por uma outra ótica? A visão dos benefícios de ter um cachorro em casa e o quanto ter esse animalzinho em casa pode ser legal?

No post de hoje vamos falar sobre os benefícios de ter um animal em casa e o quanto isso pode ajudar no desenvolvimento do seu filho.

Aqui em casa, temos o Boris e já falei para vocês como foi o encontro dele com a Joana, mas olhando esses dias a relação dos dois e o quanto a minha filha é apaixonada pelo cachorro eu resolvi citar os benefícios de ter um em casa para incentivar você a aceitar o pedido do seu filho de ter um cachorrinho, gato ou qualquer outro animal doméstico em casa.

8 motivos para você ter um cachorro junto com o seu filho

Companheiro sempre presente

Que o cachorro é o melhor amigo do homem todo mundo já ouviu falar, e na prática é isso mesmo que acontece, você tem um super companheiro que te acompanha em todos os lugares e com o nosso filho é a mesma coisa. Os cachorros são fontes de conforto para as crianças.

Quando a criança está triste, assustada o cachorro é sempre um amigo que entende e fica perto e muita das vezes se deita ao lado, quando a criança está feliz o cãozinho está ali do lado brincando e correndo com ela. Brincar com animais alivia o estresse e relaxa a criança!

Prática de esportes

Cuidar de cachorro faz com que seu filho fique mais ativo e também encoraja ele a brincar mais, desta forma as crianças que tem um cachorro em casa fazem diariamente 11 minutos a mais de exercícios por dia por conta das brincadeiras.

Poe aqui a Joana adora jogar bolinhas para o Boris e sair correndo para pegar junto com ele volta suada e feliz, isso faz muito bem para ela! O Boris motiva ela a brincar mesmo se ela não estiver tão animada.

Responsabilidade

A criança aprende a ser responsável, pois as obrigações com o cachorro fazem com que ela crie esse hábito. Faça seu filho ser a pessoa que coloca água, comida e que te ajude a levar para passear.

As crianças aprendem a ter compaixão ao cuidarem do seu pet. É claro que as crianças pequenas ainda não entendem muito sobre isso, mas elas adoram participar mesmo que seja mais atrapalhando (rsrs).

Nossa filha adora chamar o Boris para “papá” e também fica observando quando a gente limpa o jornal dele. É a forma dela de observar e logo depois a gente percebe que ela aprendeu algo com aquela situação, pois ela sempre dá um jeito de tentar fazer igual. Já na casa da minha irmã que os meus sobrinhos são maiores, a responsabilidade da água, comida e retirar as fezes e xixi são deles. E eles adoram essa bagunça, inclusive disputam quem levar ele para passear!

Saúde da criança

Sim, há inúmeros benefícios para a saúde do seu filho ter um cachorro em casa e um deles é o desenvolvimento do sistema imunológico que ao conviver com animais reduz o risco de a criança apresentar alergias, além de diminuir consideravelmente a probabilidade de apresentar alergias de pele (dermatite atópica) e as crianças também tem menos problemas relacionados a asma.

A exposição ao pêlo do animal faz com que a criança fique menos vezes doente durante o primeiro ano de vida e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, como falamos.

Desenvolvimento das habilidades sociais

O desenvolvimento social dos nossos filhos melhora, de acordo com estudos, as crianças que tem vínculo com animais tendem a serem mais gentis com outras pessoas, criam o hábito de cuidados e de ajudar mais os outros. As crianças confiam mais nos seus pets para conversar muitas das vezes e algumas até gostam de ler histórias para eles, ajudando assim nos hábitos de leitura.

Diminuição da ansiedade infantil

A probabilidade de desenvolver ansiedade infantil é bem menor em crianças que convivem com cães. Para alguns psicólogos e psicoterapeutas especializados em comportamento infantil, a convivência com um animal faz com que seja estimulado na criança o afeto, companheirismo, paciência, responsabilidade, como falamos, além de estimular também a organização da criança.

O animal tira o foco de preocupações como notas na escola, nova escola ou qualquer ansiedade relacionada as amizades sendo elas de novos amigos ou de alguma intercorrência no relacionamento com os amigos. O animal também ajuda a criança a curtir os momentos sem pensar no futuro e nessas ansiedades eu muitas crianças passam.

Criança fica mais ativa

As crianças que possuem pet são muito mais ativas, eles estimulam elas a correrem, brincarem, passearem assim como todos os outros cuidados que um pet necessita.

Todas essas atividades com o cachorro deixam a criança mais animada e querendo estar sempre fazendo alguma coisa com o cachorro. Além disso desenvolve nela a vontade de contar para os amiguinhos e família.

A nossa Joana, qualquer lugar que ela vá ela conta histórias sobre o Boris, todas as histórias emboladas que ela conta, sempre tem o nome Boris no meio, desta forma percebemos o quanto ele é importante para ela, e todas as vezes que ela fala sobre ele, fica bastante ativa e animada.

Terapia

Algumas crianças que possuem transtornos físicos e mentais melhoram o seu tratamento e apresentam melhorias também no seu comportamento.

Grande parte do acompanhamento terapêutico de crianças com autismo é feito com animais, existe uma metodologia específica que é utilizado os animais com foco nessas crianças.

Terapia assistida por animais (TAA) é uma metodologia específica com esse foco. É claro que para esses casos não é uma regra, mas sim uma forma de ajudar nos tratamentos, principalmente das crianças maiores, além do que elas já possuem um senso de responsabilidade e também conseguem através dos cuidados com o pet, tomar remédio na hora certa, assim como aceitar melhor esses medicamentos.

Adoção de cães

Hoje em dia existem muitos abrigos de cachorros para você adotar e também algumas Prefeituras que realizam feiras de adoção.

O Boris foi adotado em um abrigo e cresceu junto conosco. Existem diversos cachorros esperando um lar e já pensou em adotar um para seu filho? Eles vão se dar super bem igual a Joana e Boris.

Nos abrigos você preenche uma ficha com seus dados e escolhe o seu cãozinho, muitos deles sofreram alguns traumas e está justamente precisando de carinho e um lar acolhedor. Pense nesta possibilidade!

Hoje em dia, existem aplicativos e sites que você pode adotar on-line com toda a segurança e responsabilidade.

Pense no pedido do seu filho

Ter um animalzinho em casa sendo ele cachorro, gato, ou qualquer outro faz a alegria das crianças. Pense na possibilidade de ter um pet para seu filho, ele ajudará em diversos momentos.  E você já pensou eles crescendo juntos e criando vínculos? Além de todos os outros benefícios como melhorar o comportamento e ajudar na saúde do seu filho?

Pense com carinho quando o seu filho pedir um animalzinho para você!

Eles dão trabalho com os gastos e limpeza, porém são dóceis e incentivam nossos filhos em tudo.

E você tem um pet em casa? seu filho tem pedido um? Conte para a gente a sua experiência!