Bruxismo infantil: causas e tratamento

Olá, papais! Hoje vamos falar hoje sobre o bruxismo infantil. O que é, quando ocorre e, sobretudo, qual o tratamento adequado, bem como a prevenção desta situação que acontece tanto com as crianças quanto com adolescente, jovens e adultos.

Você já viu ou ouvir seu filho ranger os dentes dormindo ou até mesmo durante o dia? Ele sofre com alguma doença respiratória? Durante o isolamento social você percebeu ele mais agitado dentro de casa, bem como com sinais de ansiedade? Ou então na casa de vocês teve alguma grande mudança recentemente como a chegada de um irmão ou separação dos pais? Este post com certeza é para você!

É muito importante que se entenda e comece o tratamento do bruxismo quando criança para que este padrão não se mantenha durante a vida adulta.

O que é o bruxismo infantil?

Saiba o que é bruxismo infantil
 

Primeiramente, saiba que nada tem a ver com bruxaria ou feitiçaria!

O bruxismo significa o ato de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante a noite, e muitas vezes sem nem se dar conta.

Existe uma diferença entre ranger e apertar os dentes: o primeiro é sobre esfregar uns nos outros, e, em contrapartida, apertar é justamente o apertamento dos dentes.

Esse ranger dos dentes pode causar um desgaste e a criança pode sentir dores nas mandíbulas ou até mesmo dores na cabeça.

Por muito tempo o bruxismo infantil foi considerado normal, algo natural, contudo hoje já se sabe que não é normal, que não faz parte do desenvolvimento das crianças.

Em suma, o bruxismo não é necessariamente encostar os dentes. O bruxismo infantil é uma atividade dos músculos da mastigação, que pode envolver vários movimentos como: apertar, encostar, ranger ou bater os dentes. Também podemos afirmar que pode haver apenas a contração muscular, sem contato dental.

Bruxismo diurno x noturno

Quando falamos do bruxismo diurno (vigília) é sobre quando a criança está acordada. Ele tem relação com ansiedade, estresse ou condições de saúde. Por outro lado, o bruxismo noturno tem relação com o movimento do sono, sua baixa qualidade.

Causas do bruxismo

As causas do bruxismo infantil podem ser várias. Elas são de origem do sistema nervoso central, bem como fatores hereditários. Atualmente os fatores emocionais ou psicológicos também estão sendo relacionados , porém ainda não existe uma comprovação científica.

Do contrário, não é certa a ideia de que a troca de dente tem relação com o bruxismo, e nem é causado por uma verminose como alguns podem pensar.

Crianças que têm dificuldade em respirar, se eles sofrem com doenças respiratórias como rinite, asma e alergias, também podem desenvolver um quadro de bruxismo. Isso porque gera pequenos despertares durante o sono, não entrando no sono profundo, tendo movimentos involuntários dos músculos da face. Além disso, crianças com as vias aéreas obstruídas tendem a jogar a mandíbula para frente para melhorar a passagem de ar, o que também pode levar ao bruxismo.

Outros fatores (que estão ligados ao fator emocional) que podem causar o bruxismo é a chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais.

Como identificar o bruxismo infantil

Identificar o bruxismo infantil
 

Alguns sinais de alerta nos ajudam a identificar o bruxismo infantil.

As crianças apresentam os seguintes sintomas: dor de cabeça, dor de ouvido ao acordar, dor para mastigar e o principal é produção de sons durante o sono, que é feito pelo ranger dos dentes. Você escuta os dentes arrastando um no outro.

Apresentando alguns desses sintomas o profissional responsável para você levar o seu filho é o dentista e, é claro, o pediatra, que pode fazer o encaminhamento e ajudar a identificar o problema juntamente com os pais.

O dentista é o profissional mais indicado, pois o bruxismo infantil pode modificar a posição dos dentes,  desgastando, causando problemas nas gengivas, assim como na articulação da mandíbula ou provocando dores de cabeça, ouvido e pescoço, que podem sobretudo afetar a qualidade de vida da criança.

Tratamento do bruxismo infantil: tem cura?

O bruxismo é muito comum, porém ele não tem cura. O que temos são tratamentos de controle. As dores e consequências podem ser avaliadas, por isso é necessário um profissional da área.

Cada caso precisa ser avaliado individualmente para se ter o melhor tratamento. E o tratamento feito da maneira certa pode devolver a qualidade de vida para a criança!

Todavia, aconselhamento e terapia são tratamentos comuns para o bruxismo diurno, e, para o bruxismo noturno, ainda ter uma higiene (rotina) do sono. Dessa forma, evite o uso de celulares e telas em geral antes da criança dormir, bem como atividades físicas, e garanta uma respiração adequada para a criança durante o seu sono com um ambiente arejado.

Placa de bruxismo (oclusal)

Esta é uma placa que protege os dentes para eles não se desgastarem. Contudo ela não pode ser de silicone porque a criança vai morder ainda mais, agravando o problema. Ela precisa ser de acrílico e feita sob medida.

Importante saber que ela não é um tratamento, apenas vai proteger os dentes do desgaste. Do mesmo modo que a placa também pode interferir no desenvolvimento correto dos dentes da criança.

Outros tratamentos

  • Tratamentos multidisciplinares, pois são muitos fatores associados;
  • Toxina botulínica (indicações muito específicas);
  • Atividades físicas (não muito próximas ao horário de dormir);
  • Yoga;
  • Meditação
  • Psicoterapia para reduzir a ansiedade
bruxismo infantil
 

Você sabia que o bruxismo aumentou durante o período de isolamento social tão necessário durante a pandemia de covid-19? Uma das causas é a relação dele com o estresse e ansiedade, e as crianças também estão sofrendo com isso. Muitas crianças estão mais agitadas na quarentena dentro de casa.

Todas as vezes que a criança ranges os dentes, tanto de dia como durante o sono, é importante estarmos atentos. Este pode ser o sinal que o corpo está dando de que algo não está bem.

Quando o bebê, nos seus dois primeiros anos de vida, range os dentes, pode ser natural pois ainda não tem uma estabilização pois a dentição de leite ainda não está completa. Porém sempre converse com o pediatra!

Para acalmar o coração dos pais que sempre estão cheios de preocupações quanto a saúde de seus filhos, saiba que o bruxismo do sono tende a diminuir com a idade, e que a rotina do sono junto com o controle do uso das telas costuma ter um resultado muito positivo!

Procure o quanto antes tratar deste problema para que o padrão não se mantenha quando adulto! Procure os profissionais certos, como o pediatra, dentista e odontopediatra.

Saiba sobre o bruxismo infantil no site da ABO – Associação Brasileira de Odontologia