Brincadeiras de criança usando a ciência

Qual criança que não gosta de brincadeiras, não é mesmo? Imagina brincar com a ciência que, além de entreter a criança, ensina de forma bem didática sobre o mundo científico.

Vamos listar diversas brincadeiras que você poderá fazer com crianças de todas as idades, sendo elas muito criativas! Para quem tem mais de um filho, essas brincadeiras são muito boas para unir os irmãos.

Invista em tempos de qualidade com seu filho. A dica de ouro é usar o fim de semana para brincadeiras criativas e animadas ao lado do seu bem mais precioso. Para quem trabalha durante a semana, aproveite o pouco tempo livre com qualidade e intensidade. A criançada vai amar toda essa aventura!

Preparem os jalecos e um espaço na casa para fazer os experimentos com o seu filho! Se preparem porque a diversão está garantida!

1 – Tintas mescladas

Para essa brincadeira com sua criança, o material que será necessário é:

  • 1 Prato raso grande;
  • Leite;
  • Corante de alimento;
  • Detergente de cozinha;
  • Cotonete.

No prato coloque o leite e pingue as gotinhas de corante. Deixe as cores separadas dentro do prato, colocando quantas cores você achar legal. Após esse processo entregue os cotonetes na mão da criança e faça a mágica acontecer. Molhe a ponta do cotonete em um pouco de detergente, coloque o cotonete no meio do prato e deixe que as tintas se misturem automaticamente. Fica um misto de cores lindas.

2 – Areia movediça

Vamos aplicar esse conceito de fluído com poucos ingredientes e seu filho vai amar ver os dedos afundando nessa areia.

Você vai precisar de:

  • 1 Recipiente grande e transparente;
  • Água;
  • Amido de milho;
  • 1 Colher;
  • Corante (opcional);
  • 1 copo.

Nessa brincadeira você estimula a curiosidade do seu filho e o pensamento criativo. Coloque 3 porções do copo com amido de milho no recipiente transparente, coloque uma porção do copo com água e misture tudo com uma colher até formar uma mistura homogênea grossa. O corante nessa hora vai servir para você colorir com a cor que desejar.

Coloque as mãos na mistura e faça o teste. O efeito é muito legal! Coloque também objetos dentro para que eles comecem a afundar.

3 – Dois corpos não ocupam o mesmo espaço

Essa brincadeira consiste em retirar uma garrafa cheia de água do fundo do recipiente sem utilizar as mãos. O ar não podemos tocar, mas ele tem peso, pode ser comprimido e expandido. De acordo com a Lei de Newton dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, nem o ar. E quando a gente se movimenta acontece o deslocamento de uma massa de ar.

Para fazer esse experimento os ingredientes são:

  • Bacia de água;
  • Canudo;
  • Garrafa pet pequena.

A garrafa ficara destampada dentro da bacia e deixe a água entrar, nesse momento a garrafa irá afundar, e é aí que o desafio começa. Tem que fazer a garrafa subir sem encostar a mão nela.

Para isso use o canudo. Coloque ele dentro da garrafa com ela dentro da água ainda e comece a assoprar. Neste caso conforme o ar for entrando a água vai saindo e depois disso a garrafa vai flutuar. Muito legal, né?

Nesta brincadeira as crianças maiores conseguirão entender melhor do que as pequenas, mas as crianças menores vendo os adultos fazerem também irão se divertir.

4 – Plantar feijão

Plantar feijão é um dos experimentos mais conhecidos. Muitas crianças já vão aprender na escolinha, mas que tal começar essa atividade que ensina a plantar e ao mesmo tempo cuidar de plantinhas, além de ajudar na paciência de esperar a plantinha crescer.

Para essa atividade vamos precisar de:

  • 1 Pote de vidro ou copo de plástico;
  • Grão de feijão;
  • Algodão;
  • Água.

Umedeça o algodão na água, depois no fundo do copo você coloque o algodão levemente molhado, coloque seu feijão por cima do algodão e deixe em local iluminado. Importante é não deixar o algodão secar, esteja sempre umedecendo. A sugestão é que você molhe pelo menos uma vez ao dia.

Depois de 3 dias a semente começa a germinar e quando ela atingir cerca de 20cm de altura, você precisa tirar ela do copo, ou seja, colocar em outro recipiente com terra para que ela se desenvolva de forma correta. Você também poderá colocar em um jardim caso você possua um. Certeza que ele ficará lindo e o seu filho vai amar acompanhar o crescimento do feijão que ele ajudou a plantar.

5 – Bolha de sabão que não estoura

Essa bolha de sabão é resistente e seu filho vai adorar brincar com ela. Os principais ingredientes para essa mistura são água e sabão, mas para que ela fique resistente você precisará incluir alguns ingredientes como a glicerina, por exemplo.

A quantidade de cada ingrediente é o que vai influenciar na durabilidade das bolhas de sabão. A glicerina torna as bolhas mais resistentes, fazendo com que a duração dela seja prolongada.  Para fazer a bolha com glicerina você vai fazer a seguinte mistura:

  • 1 xícara de água morna;
  • 1 colher de sopa de glicerina base (a que faz sabão);
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1/3 xícara de sabão líquido.

Misture todos os ingredientes e deixe 15 minutos descansando. Importante que o açúcar seja completamente dissolvido na água antes de adicionar o sabão.

Bola de sabão durável

Para fazer essa mistura sem que a bola estoure, além de fazer ela quicar em superfícies macias como grama, por exemplo, separe os seguintes ingredientes: gelatina, glicerina, água e sabão e faça a seguinte mistura:

Dissolva 4 colheres de sopa de gelatina em ¾ xícara de água morna. Em seguida adicione o sabão e a glicerina para conseguir fazer a bolha. Deixe a mistura descansando por 15minutos para que ela funcione melhor. Depois desse tempo ela estará pronta para a brincadeira! Seu filho vai ou não amar essa mistura?

6 – Vulcão em erupção

Seu filho vai se divertir muito com essa ideia. Esse vulcão é muito divertido em qualquer idade e ocasião. Confira o passo a passo:

Misture 3 xícaras de farinha, 1 xícara de sal, 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de óleo. Em uma vasilha grande, coloque todos os ingredientes e misture com uma colher. Essa massa ficará consistente.

Amasse com a mão até formar uma bola. Se a massa não grudar o suficiente acrescente uma colher de água e se ela ficar grudenta demais, coloque uma colher de farinha.

Coloque a massa em uma bandeja ou caixa pois para segurança e controle da erupção é necessário que a superfície tenha bordas.

Faça uma montanha com a massa e logo depois use um copo virado para cima, ou seja, com a parte aberta para cima para fazer um furo no meio da massa e envolver ele com ela. Se você quiser deixar mais real para seu filho brincar, espere a massa secar e pinte de marrom.

Como fazer o vulcão entrar em erupção

Para fazer o vulcão entrar em erupção use 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no vulcão, acrescente uma colher de detergente e para finalizar a erupção dele, coloque vinagre dentro, na mesma hora a erupção acontece. Faça aquela festa com o seu filho e deixe ele brincar também.

Caso a massa dê muito trabalho, você poderá usar uma garrafa pet cortada pela metade e envolver ela com massinha de modelar da cor que você quiser e fazer a mesma loção para erupção dentro dela.

7 – Óleo e cores

Nessa brincadeira vamos precisar de:

  • Óleo;
  • Corante de alimentos;
  • Copo de plástico ou acrílico transparente;
  • Colher.

Comece colocando o óleo no copo, em seguida pingue algumas gotas do corante dentro do copo, logo ele formará bolhas coloridas, as crianças ficam sempre curiosas. É nessa hora que você poderá pedir seu filho para mexer essa fórmula e eles verão que as gotas permanecem intactas.

Dê um pouco de água para elas colocarem no copo, porém nesse momento o corante misturado a água formam uma única cor, deixando assim as crianças surpresas.

Essa brincadeira pode ser feita com crianças acima de 2 anos que começam a entender melhor as cores e misturas.

Brincadeira de criança como é bom

Brincar e se divertir com nossos filhos é sempre muito bom. Ver as carinhas de surpresa que eles fazem vendo algum experimento ou o jogo de cores é uma sensação maravilhosa. Separe sempre um tempo de brincadeiras com seu filho.

Você poderá tirar um dia da semana para ser o dia de inovações, as crianças adoram essa interação com os pais, além de despertar sempre a curiosidade de quando será a próxima brincadeira diferente. Desta forma você também estimula a imaginação do seu pequeno. Aproveite cada momento!

Você já conhecia essas brincadeiras? Fez alguma delas na infância e lembra com carinho? Quais foram as brincadeiras que você lembra da infância? Conte para a gente e divulgue nossas dicas para os amigos.