Benefícios de colocar meu filho na creche

Deixar seu filho na creche é sempre uma decisão importante e muito difícil. São muitas as dúvidas que surgem, afinal é o seu bem mais precioso sendo entregue para pessoas desconhecidas. Para isso precisamos escolher e confiar muito no lugar em que iremos deixar o nosso filho.

Escolher o ambiente e a hora fazem parte da nossa decisão. Vamos falar nesse post sobre o que fazer, como escolher e quando é a hora de optar por uma creche ou berçário para o nosso filho.

 

Chegou a hora de colocar na creche

Quando de fato é a hora de escolher uma creche? Muitas mamães decidem por pensar em desenvolvimento do filho e outra por necessidade, pois retornam ao trabalho depois da licença maternidade.

É importante os pais analisarem o motivo que estão optando por uma creche. Se o motivo for por socialização da criança, o ideal é que a criança ingresse em uma creche após os dois anos, pois a interação nessa idade é muito boa.

Antes dos dois anos a criança ainda não tem esse entendimento de interesse por outra criança. É a partir dos dois anos que ela começa a ter vontade de brincar com outras crianças e essa troca é muito benéfica para todas as crianças.

Mas se você é uma mamãe que precisa retornar ao trabalho antes desse tempo e a creche é a única opção possível pois não tem babá, familiar por perto ou uma rede de apoio, esse tempo pode ser mais curto e o ingresso na creche será necessário.

Benefícios da creche para o bebê

O seu filho sendo um bebê com menos de 6 meses ou maiorzinho, acima de 2 anos, a creche tem seus benefícios e qualidades. Vamos falar daqui a pouco sobre os critérios que uma creche deve ter para receber os nossos filhos.

Desenvolvimento da socialização

É na creche que muitas das vezes as crianças aprendem a socializar e ser sociável. Isto agrega valor na formação dos nossos filhos. O Ambiente fora do contexto com a família, em que a criança tem a oportunidade de conviver com outras crianças, é muito importante para o desenvolvimento sociável da criança. A interação com outras crianças ocupa a mente e o corpo, além de ajudar no crescimento social.

Brincadeiras para o desenvolvimento Físico

As crianças assim como os bebês necessitam de gastar energia e serem estimulados. Na creche, muitas das vezes, existem brincadeiras coordenadas e pensadas para desenvolver fisicamente o nosso filho e isso ajuda também a gastar essa energia.

Desenvolvimento intelectual

As professoras e as equipes das creches possuem treinamentos e estudos para que através de brincadeiras e movimentos a criança desenvolva suas capacidades intelectuais. Na creche os jogos fazem com que a criatividade se desenvolva, assim como a capacidade de criar novas ideias.

Outros benefícios de um bebê na creche

A creche, além de ajudar na comunicação do nosso filho, também ajuda na formação e construção de sua personalidade. Os relacionamentos ficam mais estreitos pois elas crianças aprendem a diferenciar as personalidades assim como o desenvolvimento afetivo.

Autoestima da criança aumenta quando ela está em relacionamento direto com pessoas que cuidam bem dela! A criança se sente importante, e isso é bem legal.

A creche também prepara a criança para entrar na escola. Na creche, a criança tem diversos ensinamentos que conseguem levar para a escola depois, e assim crescerem ainda mais nos seus estudos.

 

O que aprender na creche

Na creche as crianças geralmente são separadas em grupos e turmas por faixa etária, assim como funciona na escola. É a partir dessa divisão que elas podem aprender diversas coisas referentes a sua idade e crescimento.

 

Musicalização

A musicalização ensina a criança através de um conjunto de atividades a se sensibilizar e também ampliar os seus conhecimentos musicais.  Além disso, a criança desenvolve a criatividade, o senso rítmico assim como a imaginação.

Nem todas as creches oferecem esse tipo de aula, mas elas ajudam muito a desenvolver os nossos filhos.

Literatura

Através da literatura o nosso filho desenvolve a sua imaginação, além de mexer com a emoção e criação deles de forma que consigam se socializar melhor.

Educação para o lar

Algumas creches se empenham em cuidar da educação no lar dos nossos filho. Elas ensinam cuidados básicos de higiene, como a importância de lavar as mãos, os alimentos e como se comportar diante das pessoas.

Dar bom dia, boa tarde ou boa noite, agradecer e pedir licença, são os princípios básicos da educação. A partir do momento em que a criança tem essa visão, aprendendo com os seus amiguinhos na creche, elas começam a entender a importância de repetir esses gestos do lado de fora e na vida cotidiana.

Entender as tarefas de casa de forma lúdica e tranquila faz com que as crianças entendam a importância de ajudar e desenvolver suas pequenas atividades domésticas com os papais. Muitas crianças gostam de ajudar em tudo que veem os pais fazendo, neste caso, elas poderão aprender e desenvolver essas habilidades na creche e acredite, elas amam essa parte!

Desfralde na creche

Algumas creches, como as públicas por exemplo, costumam somente aceitar as crianças após os desfralde. Outras ajudam nesse momento e, na maioria das vezes, as crianças costumam desfraldar mais rápido, pois elas começam a entender a importância de usar o banheiro. As crianças costumam se inspirar uma nas outras que estão ao seu redor.

 

Como saber a creche ideal para o meu filho

A primeira dica é que os papai visitem quantas creches forem necessárias, todas ao seu redor, assim você conseguirá entender métodos de ensino e conhecer diferentes tipos de infraestrutura, assim como os valores da instituição.

Converse, se possível, com outras mamães que deixam seus filhos na creche que vai visitar, assim elas podem contar as suas experiências e te ajudar nas suas dúvidas.

Equipe

Um dos aspectos mais importantes é avaliar a equipe de profissionais do local, afinal eles irão tomar conta do seu filho no momento em que você não estará por perto. Por isso, preste atenção em como a equipe se comporta e se eles dão a devida atenção as necessidades das crianças.

Importante notar também a quantidade de profissionais e cuidadores para a quantidade de crianças que são atendidas, o ideal é que se tenha duas pessoas para cada 8 crianças.

Higiene do local

Um local bem limpo e arejado é primordial pois desta forma evitamos a proliferação de doenças como gripes e resfriados, que são muito comuns nesta idade. Observe se o ambiente tem uma boa ventilação e iluminação também.

É muito importante que os profissionais tenham um treinamento de primeiros socorros assim como alguns itens dele para casos de emergência. Caso não tenham, questione sobre como é feito esse atendimento quando necessário.

Alimentação e nutrição

Essa parte é de extrema importância, pois a creche precisa ter uma rotina de alimentação saudável e principalmente natural. O ideal é que se tenha uma rotina com um nutricionista, ou que ele faça parte do quadro de funcionários, para que se tenha um cardápio variado e com valores nutricionais.

Localização e Custos

O que todos os pais buscam normalmente é uma creche perto de casa, mas nem sempre os custos da creche se encaixam no orçamento familiar. Procure chegar em um equilíbrio desses dois fatores. As vezes no caminho do seu trabalho existe uma creche que atenda aos requisitos que você estabeleceu e consiga encaixar também no seu horário. Cuidado com a distância e a logística, pois a creche fará parte da sua rotina. Por isso é importante que ela esteja perto ou no seu caminho.

Os custos da creche você precisará colocar em sua planilha de gastos e escolher as prioridades do momento. As creches públicas são muito boas e com profissionais e atendimento muito bons, porém a concorrência é muito grande e nem sempre conseguimos.

 

A tarefa não é fácil mas tem benefícios no caminho

Escolher uma creche para o nosso filho não é uma tarefa fácil. Os valores de uma creche precisam se encaixar no nosso orçamento, mas nem sempre conseguimos atingir aquele padrão que seja justo com você e com o seu filho. Ter um ambiente responsável, com profissionais qualificados e um local alegre e limpo é a melhor opção para a gente!

Nosso filho é o bem mais precioso e precisa se desenvolver, aprender e socializar com outras crianças, pense sempre nisso.

A decisão por uma creche ou berçário pode muitas das vezes não ser no tempo que queremos, pois, o retorno ao trabalho nos faz antecipar o processo. Porém, pense que os benefícios também são muitos para todas as idades.

E você, pensa em colocar seu filho em uma creche? Teve que colocá-lo muito cedo? Ou pretende colocar em breve? Conte nos comentários, assim você ajuda outras mamães nesta decisão.