Bebê se mexendo dentro da barriga, como é?

Um dos grandes sonhos de muitas mulheres e casais é ter um filho. E a gravidez é uma experiência única e especial. E uma das maiores curiosidades que as mulheres têm é de saber como é a sensação do bebê se mexendo. Quando começamos a sentir os movimentos do bebê dentro da barriga? Será que é fácil distinguir os movimentos do bebê das outras sensações abdominais? Mamães de primeira vigem demoram pra sentir o bebê? Apesar de serem tantas perguntas e tanta ansiedade de descobrir esta nova sensação, não se preocupe! Aqui você encontrará tudo sobre sentir o bebê se mexendo dentro da barriga.

Quando e como o bebê começa a se mexer?

O bebê na verdade se mexe desde sempre! Mas não é possível sentir o movimento do bebê ainda. A descrição dessa sensação varia de mãe pra mãe, mas no geral é uma sensação muito sutil e delicada, que muitas vezes se assemelha a uma borboleta ou bolha de sabão. A doutora Liji Thomas, médica obstetra e ginecologista, publicou no site da News Medical um texto falando sobre o movimento fetal. Neste texto, ela fala um pouco sobre os tipos de movimentos que o bebê tem de acordo com a semana gestacional. Como o texto original da doutora Liji está originalmente em inglês, nós traduzimos e resumimos esta parte do texto para você, confira abaixo:

Movimentos semana a semana

  • Antes das 9 semanas, todos os nervos estão juntos, pois estão se desenvolvendo o embrião arqueia a cabeça e as costas.
  • Na 9ª semana, bocejos e o movimento de se esticar são visíveis no ultrassom.
  • Na 10ª semana, você poderá ver os membros se movendo separadamente e movimentos repentinos.
  • Na 11ª semana, o bebê pode abrir a boca e chupar os dedos.
  • Na 12ª semana, é possível ver o bebê engolir o líquido amniótico.
  • Na 13ª semana, o bebê move vigorosamente os braços e as pernas, em chutes e golpes, e também pode responder ao toque da pele.
  • Durante 14ª20ª semana, ocorre um grande evento. Esta é a primeira percepção do movimento fetal pela mãe. Geralmente sentida entre 18 e 20 semanas na primeira gestação, pode ocorrer até 14 semanas em gestações posteriores devido ao aumento da sensibilidade dos músculos abdominais mais relaxados.
  • Das 20 às 36 semanas, todos os tipos de movimentos fetais são sentidos – movimentos fracos, fortes e rolantes. O bebê move todas as articulações e a coluna, garantindo o desenvolvimento adequado das articulações. O padrão de movimento muda, e os movimentos fracos vão diminuindo gradualmente ao longo do tempo, enquanto movimentos fortes e rolantes se tornam mais frequentes.
  • Na 28ª semana, todos os bebês mostram o reflexo de sobressalto (startle reflex).
    Neste período, o bebê traz braços e pernas em direção ao peito, quando de repente se assusta com um barulho alto, movimento repentino ou sensação de queda.
    No terceiro trimestre, o bebê mostra um movimento de bicicleta de ambos os pés, chamado de marcha. Isso é importante para ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo para um parto normal. A essa altura, os movimentos são mais restritos pelo pequeno espaço disponível para o feto, que agora está maior.

Quando eu começo a sentir o bebê?

Assim como a doutora explicou, o mais comum é que você comece a sentir os movimentos do seu bebê entre 14ª semana e a 20ª semana. No entanto é mais comum que mamães de primeira viagem demorem um pouco mais para perceberem. Isso acontece porque é uma sensação nova e desconhecida e pode ser confundida com gases ou então cólicas. Muitas mulheres que têm a rotina agitada, acabam percebendo mais tarde o bebê mexendo também. Como elas estão concentradas nas tarefas acabam não tendo tempo pra perceber esse momento tão sutil. Mas não fique se comparando com as outras mães, se você ainda não sentiu o seu bebê e o seu médico diz que ainda não existe razão para preocupação, não se apavore, no momento certo você vai viver esse momento tão esperado.

Como estimular o bebê a se mexer

Mas para mamães extremamente ansiosas, esperar pode ser uma tarefas extremamente difícil. Mas para a alegria de todas, existem algumas formas de estimular o bebê a se mexer. Aqui está uma pequena lista de atividades que podem estimular o bebê a se mexer dentro da sua barriga:

  • Comer: Quando as mamães comem, o bebê também recebe a energia e os nutrientes destes alimentos. Por isso muitos bebês tendem a se mexer após uma refeição. Dica: Se você não tiver nenhuma restrição alimentar tente alguns alimentos de absorção rápida, eles podem ser um ótimo meio pra te ajudar a sentir o bebê.
  • Deitar: Segundo a doutora Sheila Sedicias, ginecologista, ficar com as pernas levantadas acima do quadril pode ajudar a mamãe a sentir o bebê mexendo.

Fique atenta ao ritmo

Cada bebê diferente do outro e cada gestação também. Por isso é importante que você conheça a frequência com que seu filho se movimenta. Sabendo assim, o ritmo do seu filho, você perceberá quando tiver uma queda muito brusca nessa frequência. E principalmente em uma gravidez de risco, é importante estar atento à movimentação do bebê. Esta mudança drástica de frequência de atividade pode significar algum problema como a falta de oxigenação. Por isso, sempre contacte o médico que está te acompanhando quando algo fora do comum acontecer.

O movimento do bebê e os relacionamentos

Algo muito interessante sobre os movimentos do bebê é que em alguns casos estes movimentos são respostas a acontecimentos externos. Como a voz do pai por exemplo. Muitas mães relatam que os bebês ficam super agitados quando ouvem a voz do pai, que é grossa e por isso se propaga melhor no líquido amniótico. Ou então quando a mamãe está conversando com alguém que ela tem um grande afeto. Desta forma, é muito clara a relação entre as atividades do bebê e os estímulos que ele recebe exteriormente, mesmo antes de nascer! Interessante não é mesmo?

Gostou dese texto? Compartilhe ele com a sua amiga que é mamãe de primeira viagem e está mega ansiosa pra sentir o bebê mexer. Como foi pra você essa sensação? Conta aqui nos comentários!