Bebê irritado – O que fazer

Muito choro e o bebê irritado. Nada o que se faça parece que vai adiantar e melhorar aquele momento. Vamos te dar dicas de o que fazer.

Nossa! Parece que nesse momento nada do que fazemos vai conseguir fazer o bebê parar de chorar. Depois de um certo tempo, parece que não conseguimos pensar mais em nada, pois o choro do bebê está tão intenso e incomoda tanto, que algumas coisinhas a ser feitas acabam sendo deixadas de lado.

Nesse conteúdo falaremos sobre algumas alternativas que podem te ajudar a controlar a irritação de seu bebê, e acalmar seu coraçãozinho, que provavelmente fica tenso nessa hora.

O bebê irritado- O que acontece

Bebe Irritado

O bebê ainda ainda não entende muitas coisas e não sabe como demonstrar o que deseja, e acaba tendo que usar e usa o choro para demonstrar o que incomoda.

Sendo assim, devemos concordar que quando ele não consegue ser atendido em um tempo, essa irritação aumenta, ou seja, ele pode ficar cada vez mais difícil de ser controlado.

Como já sabemos, os bebês parecem esponjas, pois acabam absorvendo e sentindo o que as mamães e outras pessoas que cuidam.

Sendo assim, pode chegar um momento em quem está cuidando se sinta perdido e desesperado, e o bebê percebe e absorve a situação… o que pode piorar mais ainda a chateação.

As assaduras deixam o bebê irritado

Imagine aquela pele do bebe bem macia e sensível, ficando inflamada. Isso acaba causando dor e irritação, e os bebês como não sabem se comunicar de outra forma, acabam usando o choro para demonstrar isso.

Desse modo, as assaduras geralmente são percebidas sem esforço pelas mamães e por quem está cuidando do bebê.

Geralmente elas são causadas por: 

  • Uso de antibióticos:  Esses são tipos de medicamentos usados para tratar infecções, e podem irritar a pele do bebê.
  • Fraldas molhadas: As fraldas que estão encharcadas podem entrar em atrito com a pele do bebê quando demoram a ser trocadas.
  • Novos alimentos: Infelizmente ao iniciar a introdução alimentar, as crianças passam a ter assaduras com frequência, devido serem novas substâncias entrando em contato com a pele do bebê, através das fezes.
  • Diarreias: Isso acontece quando um bebê está fazendo cocô com muita frequência, ou seja, muitas vezes seguidas, e isso acaba sendo uma alta quantidade de fezes, maior do que a pele do bebê está acostumada.

Bebê irritado e as cólicas

Bebe com cólica

As cólicas costumam ser uma das maiores reclamações dos pais de bebês em consultórios e unidades que atendem urgência e emergência pediátrica, em bebês de zero a três meses.

Isso acontece porque o organismos do bebê ainda é muito imaturo, e esse incômodo acaba deixando o bebê bastante irritado, pois causam dores.

Mas as cólicas podem ser causadas por outros coisas,  como as infecções intestinais e outros desconfortos no estômago.

Veja algumas dicas para saber como amenizar: 

  • Massagens na barriguinha. Com movimentos circulares, pois dessa forma, as massagens ajudam a amenizar os gases
  • Bolsas de sementes– São feitas com saquinhos de tecidos que contém várias sementes medicinais, ou seja, que ajudam fazendo papel de ajudar a amenizar as dores. Essas também são ajudam bastante na hora de cuidar de dores do dente e local da vacina, por exemplo.
  • Sling ou cangurú: Esses são excelentes acessórios para usar quando o bebê está com cólicas e irritado. Isso porque através dele mamãe consegue manter o contato pele a pele da  com o seu bebê, e consequentemente acaba acalmando. (Sendo que o sling é recomendado a partir de zero meses, e o canguru somente a partir de três meses).

Excesso de estímulos influencia para irritabilidade no bebê

Imagine um bebê que chegou recentemente ao mundo recebendo muitas informações de uma só vez, sem ao menos ter um tempo moderado para entender o que está acontecendo.

Pode ser que ele fique realmente bastante irritado quando não conseguir entender, pois seu cérebro ainda bastante imaturo ficará trabalhando sem parar para conseguir compreender as informações.

A questão é que isso nem sempre acontece. Veja quando isso pode acontecer:

Quando o bebê estiver irritado, observe como está sendo a rotina.

Se não identificar nada de que não seja normal, leve o para um lugar “limpo”.

Esse lugar que ser uma janela de quarto ou  fundo de um quintal que não tenha muitas cores  ou um quarto neutro.

Nesse momento, não converse muito com ele e faça massagens relaxantes.

Provavelmente você verá uma mudança no comportamento para a melhor.

Fome pode deixar o bebê irritado

Bebê irritado com fome

O estômago do bebê é pequeno, então cabe pouco alimento, e consequentemente não tem muita reserva para alimento.

Diante isso, o bebê deve ser alimentado regularmente em um período mais curto de tempo.

Alguns bebês, devido a baixo peso, podem ter que ser acordados em um período menor ainda no primeiro mês de vida para mamar.

Geralmente a orientação dos pediatras é que o bebê que toma o leite materno, mame em livre demanda, pois na amamentação materna com leite do peito não tem como saber a quantidade que o bebê está tomando.

Quando os bebês mamam fórmula, o pediatra costuma orientar a mãe, conforme a necessidade da criança, sobre a quantidade e intervalo de horário para oferecer para o bebê.

Portanto, se você perceber que o bebê está irritado, e pode ser fome, observe o choro e ofereça para o bebê.

Assim, lembre que quando o bebê toma fórmula, pra sabermos se ele está saciado, deve sobrar em torno de 30 ml na mamadeira, copinho ou colhe dosadora.

Caso não sobre, já é hora de aumentar a quantidade de leite.

O ambiente e o bebê irritado

Primeiramente, o que pode acontecer é que no ambiente em que o bebê está, acaba  influenciando no seu humor e como vai se comportar.

O bebê acaba sentindo quando o ambiente está tenso e com excesso de estresse, e isso acaba refletindo na sua alimentação, sono e bem-estar.

Pare para refletir. Já percebeu que as vezes o bebê não consegue comer ou dormir sendo ninado por uma determinada pessoa?

O bebê sente isso e cada vez ,mais a situação é piorada quando percebe que quem está cuidando está nervoso.

Dessa forma, se a mamãe tiver ajuda de uma rede de apoio, deve tentar fazer uma troca, no momento em que perceber que a situação está fugindo do controle.

O bebê irritado e o sono

Uma das maiores causas de irritação no bebê é o sono. Ou melhor, não dormir no horário em que seu corpo pede.

No começo, o bebê passa a maioria do tempo dormindo, e os pais não tem muitas dificuldades para colocá-lo para descansar.

Com o passar dos meses, já percebemos que o bebê vai mudando, e os pais precisam acompanhar para entender a janela do sono (leia mais clicando aqui), e colocar o bebê para dormir antes de haver maior irritação, pois aí pode ser que o bebê entre em efeito vulcânico, e a situação complique demais.

Quando o bebê estiver muito irritado, leve-o para um lugar onde não tenha imagens ou brinquedos muito coloridos e de som.

Também tente fazer uma massagem e colocar músicas com som de útero, que costumam relaxar o bebê.

Temperaturas desajustadas deixam o bebê irritado

Frio ou calor? O que o bebê prefere? 

A maioria dos pais tendem a achar que o bebê sente frio quase que o tempo todo, mas isso não é uma verdade, e acabam deixando o bebê muito aquecido, e isso pode ser perigoso.

O certo é testar como o bebê se sente melhor.

Mas como saber quando o bebê está com frio ou calor?

Pegar nas mãos ou pés do bebê para ter essa certeza não é confiável, pois naturalmente essas partes costumam ficar mais frias, principalmente em bebês muito novinhos.

Pegue no peitinho e sinta se está frio ou quente, e então conclua.

Outra forma de saber se o bebê está sentindo calor é pegar em sua nuca.

Se a nuca estiver suada, está sentindo calor.

A temperatura mais recomendada para o bebê ter um sono tranquilo e relaxante é de 24 graus.

A Lá Vem Bebê te estende as mãos

Lá Vem Bebê

O que significa acolher para você?

Imaginamos que você tenha pensado em muitas coisas, mas podemos concordar que nos sentimos acolhidos quando temos com quem contar.

Para nós, o acolhimento faz toda a diferença na vida de uma mamãe e a família do bebê em geral.

Por isso, escolhemos conteúdos voltados para o momento em que está vivendo..

E assim, pensamos em como isso pode ajudar na maternidade.

Facilitar os desafios que fazem parte da maternidade e desenvolvimento do bebê te trará mais tranquilidade e sabedoria de o que fazer em momentos de tensão.

Para nos acompanhar, continue nos seguindo no instagram

Vamos ser amigos no facebook

Acesse nosso blog.

Um grande abraço,

Equipe Lá Vem Bebê.