Bebê Arco-íris – Esperança renovada

Estar grávida já é um momento especial maravilhosa na vida de qualquer mulher. Esperar o bebê arco-íris significa renovar as esperanças, e de certa maneira, fazer uma homenagem a um bebê que, por algum motivo, não está com sua família.

Esse é um momento que exige bastante do psicológico de qualquer mulher. Abrange vários aspectos dentro do contexto familiar e pessoal, trazendo a tona uma responsabilidade a mais de uma gravidez saudável, e com o mínimo de complicações possível.

O que é uma gestação de bebê arco-íris

A gestação de bebê arco-íris é aquela que vem após a mamãe não conseguir levar uma gravidez feliz até o final, ou ter perdido um filho de forma prematura. Isso sem dúvidas alguma conota um peso a mais em levar a gravidez de forma diferente, e que no final dê tudo certo, e as coisas saiam como planejado.

O bebê arco-íris considerado uma luz de esperança após uma tragédia.

É a esperança de dias melhores, após um período complicado.

É o arco-íris que vem após a tempestade.

Essa perda não tem como esquecer, e pode-se dizer que as mães podem nunca se recuperar dela, mas de alguma maneira se aprendem a viver com isso. Essa experiência não lhe tira seu papel de mãe, mas lhe ensinou a querer essa pequena vida que crescia e lhe fez uma mamãe.

A rede de apoio

Sabemos que a rede de apoio tem papel fundamental nas etapas da gravidez, seja em acompanhamento pré-Natal, escolha de enxoval, preparativo de festas, acompanhar a gestante, cuidar no puerpério e outras etapas, mas agora queremos falar principalmente do seu papel na gravidez arco-íris. Queremos falar de como ela é fundamental e dos seus impactos positivos na vida das tentantes, gravidas e mamães.

Ela precisa entender que o processo exigirá tanto dos pais, quanto de cada integrante da rede de apoio para se tornar mais mágico e mais leve.

Como se preparar para uma gestação arco-íris?

Cuidados com assadura

É bem verdade que a notícia de uma gravidez arco-íris ilumina a vida da familia que passou por uma situação tão delicada.

A maioria das famílias tem que superar sentimentos que os machucam, como mágoas, frustrações, tristeza, culpas e outros.

A sugestão é que esse trabalho terapêutico seja feito antes de uma nova gravidez, no caso de uma gestação planejada.

Saber o diagnóstico de porque aconteceu q perda anteriormente é um dos principais fatores que influenciarão no pré-natal da gravidez arco-íris, para que medidas de prevenção sejam tomadas.

Toda a angústia com as lembranças não tão boas faz com que a nova gravidez seja levada de uma maneira diferente. E a recompensa chega com o nascimento do bebê, trazendo com ele uma nova esperança.

De tentante a grávida

A gente sabe que não é fácil. O período que separa a mulher do título de tentante até o sonhado positivo pode exigir mais do que imaginamos sermos capazes de conseguir.

Esse tempo pode ser longo e até mesmo exigir resiliência até conseguir o resultado de “grávida”.

A vontade de querer iniciar logo o processo pode atrapalhar o processo e até trazer frustrações. Por isso, e necessário um cuidado todo especial com a mente, buscando aceitar a caminhada que será necessária para as coisas saírem como planejado.

E o dia do tão esperado positivo?

Esse dia tem sabor especial. Tem sabor de vitória e de esperança.

Sabemos que a ansiedade toma conta de cada segundo. Principalmente, se durante a espera tiverem sido feitos vários testes, sem o sucesso esperado.

E por mais que o sentimento de medo se faça presente, lá no fundo o que predomina [e o sentimento que dias melhores estão por vir. Esse será um momento jamais esquecido é comemorado como se o coração tivesse ganhado um sossego merecido.

Comemore! Cante! Grite! Agradeça a si mesma pela sabedoria! Esse momento é seu, e você merece toda a felicidade.

Como aproveitar a gravidez arco-íris

Sabemos que o medo que aconteça algo ruim de novo é presente, mas acredite que as famílias que passam por essa experiência ruim podem e devem estar seguros para aproveitar cada segundo da sua nova gravidez.

Quem disse que essa nova gravidez tem que ser levada com tensão e com

O que pode trazer maior segurança e o pré-Natal.

A rede de apoio

Claro que a rede de apoio é importante em toda gravidez, mas diríamos que na gravidez arco-íris ela é fundamental, principalmente para os momentos de maior insegurança e fragilidade das mamães.

A rede de apoio deve estar próxima e envolvida em todas as etapas da gravidez, com o objetivo de dar base e suporte para as mamães, quando a insegurança e medo tomarem conta.

A rede de apoio deve estar a par de informações como consultas, exames, enxoval, organização de eventos e tudo o que rodeia o universo da gravidez.

Fotos da gestação arco-íris

Quando se trata de uma gravidez com significado imenso de esperança assim, as foros geralmente vem com intuito de transmitir isso também.

Seja no ensaio de gestante, chá de bebê, chá revelação e outros, geralmente as famílias fazem questão de mostrar para o mundo uma homenagem para o bebê que está chegando para trazer esperança de dias melhores.

Aposte nas fotos com cenários bem coloridos, com as cores do arco-íris, expressando a alegria de receber esse novo ser.

Acompanhamento psicológico

Nem imaginamos o que cada família passa com uma gravidez sem sucesso.

Por isso, como cada processo é individual, é bem importante que a família passe por um acompanhamento profissional psicológico, para aprender lidar com os surtos de medo e insegurança que possam surgir.

Claro que fazer esse acompanhamento não dá certeza que tudo ficará perfeito, mas com certeza ajuda em cada etapa, principalmente em prevenir um episódio depressivo durante a gravidez e puerpério.

Quando contar sobre a gravidez

O período em que se deve revelar a gravidez e realmente algo muito pessoal.

Algumas famílias preferem esperar após a décima segunda semana para contar para o mundo sobre a espera de um bebê.

As pessoas que preferem esperar por esse tempo, justificam a intenção de dinheiro a frustração de papais, mamães e demais  pessoas próximas caso algo não esteja bem com a gravidez.

Na décima segunda semana e quando geralmente é quando passa o período de maior perdas espontâneas e o exame de ultrassom morfológico é realizado, dando confirmação que a gravidez está indo bem!

Geralmente as famílias que estão esperando um bebê arco-íris optam realmente por esperar esse tempo e anunciar a gravidez com uma forma mais sólida.

Cuidado com a superproteção

Ai! Que situação!

Sabemos que mesmo com toda a felicidade que acerca esse momento, haverão momentos não tão fáceis. A mamãe e o bebê arco-íris merecem uma atenção toda especial, mas mesmo assim é preciso ter cuidado com a superproteção imposta pela mãe, parecido ou demais amigos e familiares.

O respeito pelo processo faz parte do sucesso, mas as mamães precisam se sentir autossuficientes e capazes de superar seus desafios.

Isso faz parte do processo da maternidade, e dará subsídios para fortalecer o condição de mamãe e bebê, assim como fazer com que a mulher acredite em sua capacidade.

Por isso a mamãe deve ter cuidado para não sobrecarregar o bebê com o excesso de cuidados e superproteção, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento, autonomia e se estender por boa parte da vida de uma criança. deixando sequelas emocionais.

O bebê arco-íris não substitui o anterior

Claro que não! Cada bebe é único, e apesar do bebê arco-íris ter um significado todo especial ele carrega sua vida e construirá sua própria história, respeitando todo o processo de seus pais

Por isso, esse cuidado deve existir, tanto claro que deve ficar para com a família e amigos sobre a individualidade de cada ser.

O bebê que chega após uma gravidez sem sucesso não deve ser tido como uma substituição da gravidez que passou. Essa é uma nova gravidez. Um novo prognóstico, uma nova vida!

Saiba que esse é um cuidado que deve ser tomado para que a cabeça da mamãe não seja confundida, levando a complicações de relacionamento com o novo bebê. Sabemos que essa abordagem pode ser meio chata, mas saiba que é extremamente necessária.

A Lá Vem Bebê está com você

Em todas as fases, superando desafios, vivendo os melhores momentos… Nós, da equipe Lá Vem Bebê estamos de mãos dadas com você.

Mesmo que nem tudo saíra como planejado, mas o importante é que da forma com que acontecer e quando acontecer, estaremos ao seu lado lhe apoiando e estendendo as mãos.

Essa é nossa missão. Nossa forma de cuidar. Estar ao teu lado dando força, em qualquer circunstância.

Para maiores e melhores

Conte com a gente sempre e sempre