Azia na gravidez: como amenizar

Estar grávida nem sempre é a melhor sensação. Alguns momentos são de desconfortos. A azia na gravidez é uma queixa de grande parte das mulheres nesta fase, e, diferente do que muitos falam, ela não está relacionada aos cabelos do seu bebê.

A gravidez é uma dádiva, além do que gerar uma vida é algo lindo, porém tem seus desconfortos, encontramos diversos contratempos ao longo dos 9 meses de gestação e a azia é um deles. Vamos conversar sobre o porquê as grávidas tem azias, contudo falaremos sobre como amenizar ou até mesmo evitar esse incômodo.

O que é a azia na gravidez?

Azia é uma queimação no estômago que você sente como se estivesse subindo para a garganta. No geral ela começa no segundo trimestre da gestação, porém em alguns casos ela chega bem antes, no início do primeiro trimestre.

A azia sobretudo não é um problema grave. Ela não representa nenhum risco para o bebê e nem para a mamãe. A única coisa que a nova mamãe precisa se atentar é se ela vier com outros sintomas. Neste caso o médico poderá pedir exames e diagnosticar alguma outra doença relacionada ou não.

Ela pode ser aliviada com mudanças de hábitos alimentares, horários, entre outros que vamos falar ao longo deste post.

Causas da azia na gravidez

Como falamos, ela pode aparecer ao longo do segundo e terceiro mês e esse desconforto acontece contudo por causa do aumento da progesterona, que é um hormônio que permite o relaxamento do esfíncter esofágico, que nada mais é do que o músculo que fecha a divisão entre o esôfago e o estômago e com o aumento do hormônio, acaba permitindo que o ácido gástrico retorne para a garganta através do esôfago resultando assim na azia.

O aumento da azia se dá, sobretudo, por conta do crescimento do bebê na barriga da mãe pois os órgãos ficam com menos espaço, ou seja, acabam comprimindo o abdômen. Além disso empurram o estômago para cima, o que facilita o retorno do alimento e do suco gástrico.

Os sintomas mais comuns da azia são:

  • Sensação de queimação abaixo da garganta
  • Má digestão
  • Sensação de estômago cheio
  • Dores no peito
  • Acidez na boca
  • Dor de estômago
  • Tosse
  • Dificuldade de deglutição
  • Excesso de saliva

Como agir quando estiver com azia na gravidez

A azia, como falamos, é um desconforto que assola as mulheres na gestação e esse sintoma desaparece como em um passe de mágica após o parto. Porém enquanto a criança não nasce e a azia está incomodando as mamães, vamos pensar em como agir para ameniza esse desconforto.

Como combater essa azia quando ela chegar.

  • Não deite imediatamente após as refeições, fique sentada ou em pé por pelo menos 30 minutos;
  • Não use roupas que comprimam a sua barriga, já que seu estômago já está sendo apertado pelo desenvolvimento e crescimento do bebê;
  • Na cama, tente ficar mais inclinada coloque travesseiros e suportes que a deixem de forma mais erguida, desta forma você evita o refluxo e azia;
  • Colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, para evitar que o corpo fique completamente deitado na horizontal, favorecendo o refluxo e a azia;
  • Não fumar e evitar a exposição ao cigarro.

Remédios para azia na gravidez

Mudando a alimentação e alguns hábitos já amenizam bastante esses sintomas. Para os casos de azia mais constante, o médico pode receitar alguns remédios como hidróxido de magnésio, magnésia bisurada ou leite de magnésia que são remédios que ajudam na azia e não são agressivos ao organismo da mãe assim como também não agridem o bebê.

Vale a pena lembrar que mesmo não sendo agressivos todo e qualquer remédio precisa ser prescrito pelo seu médico.

Remédios caseiros para alívio da azia

Algumas opções de remédios caseiros também podem ajudar aliviar a azia pois eles são mais naturais e não agridem o bebê e nem a mamãe.

Os remédios caseiros não substituem os indicados pelos médicos além do que são alternativas para amenizar esse desconforto e não acabam com o problema em si.

  1. Comer maça ou pera que são frutas que regulam a acidez no estômago.
  2. Tomar ou comer algo gelado como picolés, sorvetes e até mesmo chupar gelo ajudam na queimação.
  3. Ervas como manjericão, coentro e louro ajudam melhorar a digestão e além disso ajuda a aliviar e combater a azia
  4. Beber sucos como o de melão que é uma fruta alcalina e rica em magnésio além de ajudar a reduzir a acidez no estômago.

Existem chás que ajudam a reduzir a azia e queimação no estômago, porém não são recomendados para gestantes.

Muitas pessoas confundem náuseas com azia e enjoos. A Náusea pode ser leve ou não, e é uma sensação de que vai vomitar, assim como os enjoos, que são recorrentes no primeiro trimestre de gravidez.

Alimentação para evitar azia na gravidez

A alimentação é um dos principais fatores para evitar azia na gravidez. Alguns alimentos precisam ser evitados e outros consumidos para que esse desconforto não incomode tanto.

  • Evite excessos

Comer de maneira moderada as refeições, não encha seu prato com muita comida, faça as refeições nos horários apropriados pois a digestão no período de gravidez é mais lenta.

  • Água sempre

Consuma bastante água, ela é de extrema importância para a saúde do bebê e da mamãe, contudo, o consumo não deve ser feito durante as refeições.

  • Cafeína

A cafeína que pode ser encontrada no café e refrigerantes deve ser consumida com moderação pois ela estimula a movimentação gástrica o que pode dar a sensação de queimação, principalmente se o estômago estiver vazio.

grávida tomando café

  • Alimentos condimentados

Evite esses alimentos como pimenta, temperos em cubos, temperos industrializados, prefira os naturais pois esses alimentos causam irritação e inflamação no estômago, ou seja, eles podem causar azias e desconfortos estomacais.

  • Banana

A banana é uma grande aliada da grávida que tem muita azia pois além de diminuir os enjoos e azias ela contém Vitamina B6 que ajuda na formação feto.

Amargo na boca na gravidez

Muitas grávidas falam muito sobre o amargo e metálico na boca durante a gestação. Esse amargo se dá muita das vezes pelo níveis hormonais deste período principalmente do aumento de estrogênio que é o hormônio relacionado ao paladar.

Este sintoma é muito comum no primeiro trimestre da gravidez por conta dos enjoos e náuseas contudo vão diminuindo ao longo da evolução da gestação.

Em alguns casos, porém, este gosto amargo está sim relacionado ao refluxo gastroesofágico, que acomete as mulheres a partir do segundo trimestre e vai até os 9 meses de gravidez.

Calma, mamãe tudo vai se resolver!

é muito importante falar sobre esses assuntos, são dicas valiosas para as novas mamães, afinal a gravidez é cercada de amor e também de desconfortos, sabemos que alguns deles, como é o caso da azia e queimação tem prazo de validade para acabar.

Antes de tudo se alimente de forma saudável, evite alimentos que tenham mais probabilidade de atingir o estômago e só tome remédios com indicação médica. Os remédios naturais além disso novos hábitos também ajudam bastante a evitar esses desconfortos.

E por aí? como tem sido a gravidez? Muita azia? Conte para a gente