Autonomia infantil: como estimular nossos filhos

Olá, mamães e papais, No post de hoje vamos falar da autonomia infantil, que pode ser para os bebês ou para as crianças no geral. Vamos conversar sobre como fazer nossos filhos terem autonomia e os benefícios dessa autonomia para o futuro deles.

É muito importante estimular a autonomia da criança. Muitos papais não acreditam nisso, mas permitir que seu filho realize tarefas sozinho desde bebê faz toda diferença no seu desenvolvimento. São várias pequenas tarefas que ajudam a estimular essa autonomia do bebê.

A autonomia na infância gera adultos mais criativos, com melhor poder de decisão, capazes de resolver questões e problemas com mais facilidade. Além disso de aprender habilidades mais complexas.

Vamos falar sobre algumas das habilidades em que podemos estimular os nossos filhos nessa autonomia.

O poder de escolha na autonomia infantil

Deixe seu filho participar das escolhas que o envolve. Essa atitude é importante para que ele  defina a sua personalidade, porém as preferências e até gostos, além do que é importante esse aprendizado pois ao longo da vida ele precisará fazer muitas escolhas. Por isso aprender o sentido do “ou” é importante para ele desde pequeno.

Permita que ele participe de decisões simples como qual fruta vai comer, qual roupa vai vestir, qual livro vai ler, entre outras escolhas. Importante é ir aos poucos dando essa liberdade de escolha.

É claro que esse ensinamento não serve para tudo que ele for fazer, como os horários de comer e de tomar banho. Os pais continuam sendo os responsáveis, quem possui autoridade e sabedoria, você só vai estimular as pequenas coisas para que ele comece a entender isso.

Autonomia infantil nas frustrações

As frustrações acontecem ao longo de toda a nossa vida, e os nossos filhos não ficam fora delas também. É fundamental que o nosso filho saiba lidar com suas frustrações para que, principalmente, ele não se torne um adulto que fica sempre insatisfeito. Como fazer isso?

As frustrações até os dois anos fica mais difícil saber o motivo, pois pode ser cólica, fome ou até birra. Após os dois anos as crianças costumam demostrar mais com reações as suas frustrações.  Deixe o seu filho lidar com suas frustrações e erros como por exemplo, o brinquedo de encaixar blocos, como as crianças se frustram nessa brincadeira. Não o ajude de imediato.  Deixe ele tentar resolver essa questão sozinho.

Você pode ajudar o seu filho, entenda que não e deixar que ele “se vire sozinho” mas entender o momento de entrar e participar de determinadas questões.

  • Não dramatize a frustração.
  • Mostre que para tudo existe uma solução e um jeito de resolver.
  • Ajude seu filho a controlar as suas emoções dando nomes ao motivo que o faz se frustrar.
  • Ofereça apoio mostrando sempre que você está do lado dele para ajudar a resolver o problema.

Destas formas o seu filho entenderá que as frustrações tem solução. Ao mesmo tempo você precisa deixar ele passar por isso para que ele comece a entender através de pequenos detalhes a lidar com as adversidades.

Ensinando o autoconhecimento e autoconfiança

Quanto mais uma pessoa compreende o seu valor e reconhece suas capacidades, maior será sua autoestima e autoconfiança. Do mesmo modo é com as crianças. Reconhecer as próprias limitações e qualidades ajuda a criança a entender o que ela é capaz de fazer. O que não souber ela pode aprimorar.

Use os estímulos sensoriais. Coloque o seu bebê de bruços para tentar virar ou para que ele tente pegar algum brinquedo que está mais afastado ou sentir texturas diferentes. O ideal é que ele sinta os objetos ao redor dele do jeito especial dele mesmo. Tocando, cheirando brincando, entre outros.

Para as crianças maiores. Deixe que eles tenham autonomia como se vestir sozinho, colocar os sapatos. Deixe eles entenderem a sua forma de fazer determinadas coisas, demonstre apoio a criança nos erros e tente corrigir os erros apontando o que foi errado e não o jeito da criança.

Use a comunicação na autonomia infantil

Os bebês costumam se comunicar chorando e são os pais que precisam ensinar eles a se comunicarem de outra forma. Use os estímulos cognitivos para estimular o seu filho como: jogos de montar, brinquedos que tocam músicas são excelentes para ajudar o seu bebê a se expressar. Você pode ler também histórias e livros pois reforça o vínculo e ajuda no desenvolvimento da linguagem.

Incentive o autocuidado

Se cuidar e ter esse autocuidado ajuda o seu filho a se tornar mais consciente dos seus deveres físicos e emocionais. Pequenas ações de autocuidado podem ajudar a diminuir estresse, ansiedade e nervosismo. Promova o bem-estar para seu filho e siga alguns exemplos, como ter uma rotina de horários estabelecida, como hora de dormir, de tomar banho, de estudar e de brincar. Inclusive você consegue estabelecer nos bebês esses horários de rotina, como a do sono, horários das mamadas e refeições. Desta forma você vai criando hábitos que mais para frente vão estimular o autocuidado.

Ensine seu filho sobre amar as pessoas, a escola, os estudos, fale sobre as emoções, converse e demonstre a gentileza com todas as pessoas. Fazer o seu filho entender sobre esses temas também é fazer ele entender o que é a reciprocidade e o autocuidado.

Encoraje o seu filho

Neste tópico a ideia é fazer com que o seu filho aceite desafios. Não é sobre fazer ele não ter medo, mas sim sobre como ele vai enfrentar esse medo, esse desafio, essa adversidade. Além do que, encorajar o seu filho é fazer ele defender os seus interesses e estar sempre atrás do que ele deseja.

Ambientes estimulam a autonomia

Existe um método de ensino hoje em dia nas escolas chamado Montessori. Esse método promove a liberdade da criança e também a autonomia, autodisciplina, além de estimular as capacidades sensoriais de cada criança. Isto é feito através de ambientes adaptados, acessíveis e que diz muito a respeito de si e também sobre os outros.

Este método acredita que todo individuo já nasce com potencial grande para diversas atividades e cabe o adulto identificar, preparar e respeitar o momento da criança.

 

Persistência

Não podemos esquecer da persistência. A gente tenta, erra e é desta forma que aprendemos. Porém, quanto antes a criança entender isso, melhor para ela, melhor para os pais e todos ao seu redor.

Quando o seu filho começar a andar e cair, persista ajudando ele a levantar e colocando ele de volta para tentar andar. Resista sempre em ajudar a criança quando ela não estiver conseguindo.

Para os filhos maiores, converse de forma amorosa sobre o fato de que não ter sucesso num momento não significa que nunca vai conseguir. Esportes também ajudam nessa compreensão e são ótimos para a autonomia da criança.

Fortaleça a autonomia infantil

Persistir, criar brincadeiras, estar presente, conversar e ensinar são tarefas não tão fáceis para os pais, porém se a gente pensar que no futuro todo esse esforço fará bem para o nosso filho, vale a pena!

O nosso filho ter autonomia não diz respeito em perder nossa responsabilidade de pai e mãe, porém diz sim sobre o que os nossos filhos serão no futuro. Quando forem adultos serão capazes de ajudar, criar, além de desenvolverem habilidades e aprenderem a lidar com os as adversidades do caminho.

E você, papai e mamãe. como tem sido a jornada com vocês? Vocês têm deixado os seus filhos tomarem algumas decisões?