Autoestima na gravidez – siga as dicas

A gravidez é um momento mágico para a maioria das mulheres. Gerar um ser é uma dádiva, mas infelizmente, acompanhado desse processo, pode ser que algumas mamães não se sintam com uma autoestima tão elevada, e está tudo bem.

A autoestima baixa durante a gravidez está ligada a questões físicas e hormonais. É comum ouvirmos uma mãe dizer que não consegue explicar e até se sentem culpadas ao não estarem contentes com sua autoestima, mesmo em casos de gravidez planejadas, que não tem fatores de risco altos, boa rede de apoio e situação financeira estável.

Nesse post falaremos sobre como algumas mulheres são afetadas com oscilações na autoestima e daremos dicas de como melhorar essa fase.

O corpo e a autoestima durante a gestação

 

O corpo da mulher, desde a concepção, passa por mudanças significativas na estrutura.  Mesmo mulher afirmando estar preparada e em total aceitação com seu corpo, pode ser que ela se sinta triste e desconfortável com as alterações da forma de seu corpo. Quando a mulher sai do padrão imposto pela sociedade, isso pode colocar a mãe em inferioridade e complexo.

Esse quadro tente a piorar quando a mãe se questiona e se culpa por se sentir dessa forma, porque elas entendem que podem estar rejeitando a gestação e seu bebê, que irá chegar.

Mas fique calma! Nós te entendemos perfeitamente! Não se sinta culpada ou menos mãe. Tudo o que você está sentindo, ou possa vir a sentir, está dentro do esperado, diante esse processo que está passando.

O corpo influencia na autoestima no primeiro trimestre da gravidez

Geralmente esse é um dos períodos mais desafiadores da gestação. Após as comemorações do tão desejado ‘’positivo’’ ou quem sabe depois do susto levado ao se deparar com uma gravidez.

Geralmente nessa fase, é onde a maioria das mães tem os temidos enjoos, o que acaba dificultando o processo físico e psicológico, especialmente em casos de efeitos severos. Nessa fase também tente a acontecer a diminuição de libido, e isso acaba complicando mais os pensamentos da nova gravidinha, dando a sensação de ser menos mulher.

O processo das primeiras mudanças no corpo podem não ser tão confortáveis assim, mas irá passar.

 

Cosméticos e a autoestima na gravidez

Apesar do avanço da indústria cosmética, alguns itens não são permitidos durante a gestação, e isso acaba deixando as mamães afastadas de alguns procedimentos.

Algumas idas ao salão podem não ser mais pelos mesmos motivos, porque alguns produtos são proibidos durante esse período, e alguns são liberados após um certo período.

Boas notícias para as mamães: Algumas opções de substituição são disponibilizadas no mercado. Isso facilita as gravidinhas se cuidarem.

Alguns procedimentos são liberados durante esse período, mas lembre-se sempre de pedir orientação para seu médico do que é indicado no seu caso

 

Escolha das roupas influencia na autoestima

 

A gente sabe que para a maioria das mamães, um look bem usado faz toda a diferença no seu dia. Não é mesmo?

A grávida pode se vestir bem sim. Sabemos que a essa altura, a mulher pode estar extremante dedicada ao enxoval do bebê, mas é preciso olhar pra si também. A mulher grávida geralmente fica receosa sobre o que usar na gestação, mas não existe uma regra a ser seguida. Fato é que a mamãe deve se vestir da forma com que se sinta melhor e confortável.

É sempre bom lembrar que o uso de saltos extremamente altos não são recomendados, pois durante o período de gestação é natural a mulher perder um pouco do senso de equilíbrio, e isso pode ocasionar riscos de quedas.

Claro que nem todos os dias, as grávidas podem se encontrar dispostas, e isso é absolutamente normal!

Seja menos exigente com sua autoestima na gestação

Acreditamos que já não seja fácil alguém se sentir perfeita o tempo todo, não é mesmo? Mesmo antes da gravidez, acreditamos que já tinham momentos em que a autoestima baixava um pouco e dava vontade de fazer as coisas de qualquer jeito. Lembre-se que nesse momento, seu corpo está passando por mudanças e recebendo uma carga hormonal muito alta. Isso aumenta a probabilidade de estar longe da perfeição. Respeite seu processo , com carinho e se exija menos.

Quando esse desânimo bater, aproveite para dar aquela olhadinha nas coisas do enxoval do seu bebê, ou quem sabe programar o chá de bebê, chá revelação, chá de fraldas e etc.

O tão famoso “vai passar” “é só uma fase”, é real.

O período da autoestima baixa

Vai passar! Tem período para isso diminuir e finalizar. Tranquilize sua mente. Se as curvas do seu corpo, cabelo, pele ou qualquer outra coisa estiver te incomodando, saiba que logo mais você poderá voltar as suas atividades normais e aumentar o ânimo quanto sua beleza e autoestima. Se esforce para viver cada fase desse período com carinho, por mais que não seja tão fácil.

As festas e a autoestima elevada

Organizar as comemorações sem dúvidas  pode ajudar nesse período. O chá de bebê, chá rifa, chá de fraldas, chá revelação ou outras comemorações não estão somente ligados a ganhar presentes (mesmo isso sendo muito bom!). Esse é um momento de conexão entre mamãe, bebê, família e amigos mais próximos.

Organizar a listas de presentes, comes e bebes, convidados (on-line e presencial) e as roupas que irá usar vai te elevar o alto astral, você verá que após a experiência boa da primeira comemoração, você provavelmente vai querer outras. Por mais que não esteja se sentindo tão animada para tudo isso, tente imaginar os momentos de felicidade que isso tudo lhe proporcionará. Caso precise, não demore a pedir ajuda. As pessoas costumam ajudar com todo carinho, em caso de eventos como estes.

Ensaio fotográfico e a autoestima

Muitas mulheres querem fugir das câmeras por não estarem se sentindo tão esbeltas assim. Os inchaços, ganho de peso, barriga pontuda podem causar insegurança. Isso é absolutamente normal hein!

Mas pense como será bom se arrumar e ser fotografada sendo o centro das atenções, e como seu bebê vai gostar de te ver produzida para registrar esse momento tão especial e único.

Por mais que você não queira fazer um ensaio fotográfico profissional, seria bem legal montar uma sessão caseira e intimista. O importante é que a mamãe se sinta privilegiada e linda por estar vivendo esse momento.

Reserve um momento para você

Pode ser que você só esteja precisando se conectar consigo mesma. Diminuir o fluxo de informações e palpites pode ser uma boa opção. Muitas vezes, pessoas próximas por mais que queiram ajudar, acabam atrapalhando essa fase da mamãe, com comentários e perguntas indiscretas e invasivas.

Além disso, existem parâmetros que precisam de atenção como alimentação, ingestão de líquido, bom sono e outros fatores ajudam, mas o cuidado ao falar é essencial para que a mamãe se sinta confortável ao seguir tudo isso.

Atividades físicas e autoestima

Praticar atividade física pode ser uma boa opção. Existem atividades que são recomendadas para a gestante, porque ajudam na saúde física e mental, auxiliando assim no momento do parto.

Claro que você só pode fazer esses exercícios, caso seu obstetra autorize e de preferência, que esteja acompanhada por um profissional qualificado. Se movimentar libera hormônios do prazer, como a endorfina e acaba contribuindo para seu próprio incentivo de alimentação saudável.

Algumas mamães, com liberação médica praticam atividades de maior impacto durante a gravidez, e existem relatos das que não tinham hábito de se exercitar, começaram na gravidez e fizeram disso um estilo de vida, mesmo após o nascimento do bebê.

Mantenha o corpo hidratado

Beba água! Beber água traz benefícios para seu corpo e saúde do seu bebê, como o líquido amniótico e fluxo sanguíneo.

Os benefícios causados por ingerir água são inquestionáveis, mas percebemos muitas dúvidas das mamães sobre o quanto de água se deve ingerir durante a gravidez, já que ela deve suprir suas necessidades e de seu bebê (isso aumenta quando se tem gravidez de múltiplos).

A água ajuda no combate a pré-eclâmpsia, trombose, diabetes gestacional, dores de cabeça, inchaço e outros fatores de risco que podem aparecer durante a gestação, incluindo inflamações, como as celulites.

 

Alimentação equilibrada

 

Manter uma alimentação equilibrada deve fazer parte do processo.

Durante a gestação as mamães tendem a ganhar peso por conta de fatores como o corpo do bebê em si, bolsa, líquido amniótico e placenta fazerem parte de seu corpo por esse período. É fato que os bebês precisam dos nutrientes da gestante, e isso às vezes acaba até confundindo as grávidas a caírem na crença de “comer por 2”.

Existem cálculos de quanto se deve ingerir de calorias em cada período da gravidez, e isso ajuda muito a manter uma alimentação equilibrada. Lembre-se que o que deve aumentar são os nutrientes, pois o organismo filtra o que o bebê precisa e o restante acaba ficando para a mamãe, e isso pode aumentar muito o percentual de gordura da mãezinha, caso essa alimentação não esteja sendo adequada.

Procure sempre a orientação de um profissional, pois saiba que quanto mais saudável conseguir se manter, mais sua autoestima melhora.

A prisão de ventre e a autoestima

Intestino preso causa incômodos terríveis em qualquer pessoa, especialmente em mulheres. Muitas mulheres sofrem com esse problema, e durante a gestação isso tende a piorar, por conta de vários fatores, inclusive que os órgãos estão sendo pressionados e o fluxo acaba diminuindo e retardando.

Fortaleça sua autoestima, aliando boas práticas a seu funcionamento intestinal. Sabemos que hábitos já citados neste post, como boa alimentação, ingestão de líquidos e prática de exercícios físicos são bons aliados nesse processo.

Lembre-se que um bom funcionamento intestinal tende a te deixar mais disposta e feliz.

Compreenda o momento

Finalmente, respeite seu momento. Respeite cada fase do seu processo. Isso é fundamental para fazer as coisas darem certo. Converse com as pessoas mais próximas, e se achar que a baixa autoestima está afetando grandemente sua qualidade de vida, busque ajuda profissional.

Como já dissemos aqui, é só uma fase. Ela vai passar! Estamos prontos a te ajudar a cada momento, Desde a descoberta até o período mais avançado com seu filho!

 

Nosso muito obrigada

Muito obrigada por nos permitir fazer parte dessa fase única. Nos acompanhe e tenha acesso a mais conteúdos.

Nos siga no Instagram e Facebook.