Aumentando o vínculo entre papai e bebê

Oi gente! Chegou a hora de te darmos dicas maravilhosas para aumentar o vínculo entre papai e bebê.

Sabemos que a mãe já tem um vínculo estabelecido desde a gestação.

A mãe consegue manter um vínculo natural com o filho desde a barriga e senti-lo crescer, e o bebê sempre ouviu o coração da mãe durante o decorrer das semanas da gravidez. 

Os pais precisam aumentar esse vínculo através de companhia e dedicação, e aqui falaremos sobre algumas formas de construir essa conexão.

Aumentando o vínculo entre papai e bebê

Aumentando o vínculo entre papai e bebê

Com toda certeza um bom vínculo entre papai e bebê é super importante para o desenvolvimento e fortalecimento da criança durante a infância e a vida toda.

Chegar a um ponto de conexão bem legal nem sempre é tão fácil no início, pois a mãe sempre está presente no dia a dia e tarefas com a criança.

Sabendo disso, a mamãe deve se manter mais afastada e deixar que o papai, por vezes, assuma a frente com o bebê.

O banho entre papai e bebê

Banho bebê

O banho é um momento super relaxante para a maioria dos bebês.

Se imagine em um momento super prazeroso, com uma pessoa que você ama e confia. Pois então! É dessa forma que o bebê precisa se sentir… amado e seguro.

Com isso, o papai pode transmitir isso ao bebê no momento do banho, sendo de banheira, chuveiro ou outra forma.

Muitos papais podem ter medo de dar banho no bebê, por conta da hora do banho ser um pouco escorregadia, e o bebê ser um pequenino com cuidados bem específicos.

Pensando nisso, hoje existem vários acessórios que facilitam a vida dos papais na hora do banho, como a almofada de banho, suporte para banheira e até mesmo assentos para apoio na hora do banho do bebê.

O banho de chuveiro também é uma excelente opção, pois os pais relatam que proporcionam mais liberdade e troca de calor humano entre eles.

O banho de chuveiro pode ser dados desde os primeiros dias de vida e estendido até a primeira infância.

Aumentando o vínculo entre papai e bebê na hora do arroto

Todos sabemos que o papai não amamenta no peito , mas também todos podemos concordar que ele pode (e deve) colocar o filho para arrotar.

Após as mamadas é recomendável que o bebê arrote, especialmente até os três meses de idade, principalmente se o bebê tiver algum problema com refluxo.

Após as mamadas geralmente a mamãe está cansada e precisa descansar, se alimentar ou fazer outras necessidades.

Esse é um momento ideal para o papai assumir a frente e fortalecer o vínculo com o bebê, pois independente da posição de arrotar, sempre dá para incluir um carinho, uma canção de ninar, uma troca de olhares e umas palavrinhas de afirmação.

Além disso papai conferir fortalecer o vínculo com o bebê, sobra um tempinho para a mamãe fazer algo que esteja precisando, e possivelmente tendo um momento para si.

Na hora de colocar para arrotar, o papai deve escolher uma posição que ache mais confortável, e tornar esse momento único e especial.

Dicas para aumentar o vínculo entre papai e bebê

Uma música, uma canção de ninar, um carinho específico, uma brincadeira no tapete de atividades, uma massagem…

Especialistas aconselham que alguns desses cuidados devem vir desde a barriga, para que o bebê vá se acostumando e apegando com a voz do papai.

Veja que maravilha! É comprovado também que bebês podem se acalmar, ao nascerem, ouvindo musiquinhas que tocavam para ele, quando ainda estava no forninho de sua mamãe.

Por isso, é importante sim, que papai e bebê tenham coisinhas só deles, onde naquele momento um tenha a existência do outro como fonte de amor e dedicação.

Tudo isso na construção de conexão do vínculo entre o papai com seu bebê.

Essas e outras pequenas coisas ajudam nessa caminhada.

O importante é imaginar, construir, cativar e se manter constante.

Quando a família menos perceber, papai e mamãe já estarão mais que envolvidos em uma relação de confiança.

Os filhos tendem a ter os pais como heróis, como inabaláveis e tem orgulho em seguir seus exemplos. Isso é o que move o imenso laço de afeto entre famílias.

Aproveitem cada instante, cada momento… façam cada dia ser único e lembrem que o amor cura.

A conversa sempre aumentando o vínculo entre papai e bebê

Pequenos grandes detalhes vão aumentando o vínculo entre papai e bebê.

Imagine a cena de um pai conversando com o filho. Olhos nos olhos e palavras de carinho, demonstrando ali todo o seu amor e gratidão por tê-lo.

Agora, mentalize o que o bebê sente ao perceber tudo isso.

Certamente isso ajudará para que o bebê tenha segurança e aumente seu afeto com seu papai.

Novamente, falaremos sobre a mãe permitir esses momentos.

Por mais que não fique tão visível, mas as mães, por seu instituto de proteção e cuidado, podem acabar não contribuindo para que o bebê fique sob os cuidados  de outra pessoa, e até mesmo de seu papai.

Infelizmente isso pode trazer uma sobrecarga materna.

Faça sua parte e contribua para que esse momento aconteça. Deixe que eles se conheçam e conversem entre olhares e sorrisos fofinhos.

Fazer o bebê dormir no colo e o que aumenta o vínculo entre papai e bebê

Arroto do bebê

E quem não gosta de sentir aquele cheirinho da cabeça de um bebê? Quando paramos para imaginar, é como se tivéssemos descoberto a oitava maravilha do mundo.

Bom! Bebês precisam de colo para se sentir seguros. Por esse motivo, principalmente no puerpério e primeiros meses de vida é tão necessário dedicar esse tempo e manter o bebê no colinho.

Sabendo disso, que tal a mamãe incentivar para que o papai dê colo e faça o bebê dormir?

Além de aumentar o vínculo entre os dois, com certeza permitirá um tempinho de descanso para a mamãe.

 Bons passeios aumentam o vínculo entre papai e bebê

Pode parecer que não, mas saiba que o bebê também tem momentos de tédio, e passear faz muito bem para seu desenvolvimento e momentos de distração.

É bem legal que o papai passeie com o bebê. Respirar ar puro e se conectar com a natureza traz momentos únicos e de paz.

Saiba que o verde, o barulho dos animais e o ar mais livre faz com que o bebê se acalme, e é ideal para aqueles dias em que o bebê está um pouco mais desconfortável que o normal.

Além de ser uma boa pedida por conta do bebê, isso trará autonomia para o papai, e ali o bebê o terá como ponto e base de apoio.

O papai na consulta com pediatra que aumentando o vínculo entre papai e bebê

Papai com filho no pediatra

é indicado que o bebê tenha consultas regulares com o pediatra nos primeiros doze meses de vida, para que se faça um acompanhamento de perto de como o bebê está se desenvolvendo entre uma consulta e outra.

Os dias de consultas  com o pediatra costumam ser corridos e de ansiedade. Nesse dia, os pais terão uma possível de como está o desenvolvimento de seu filho, tanto neurológico, quanto físico.

Além disso, nesse dia é possível tirar diversas dúvidas sobre em que o bebê será cuidado.

Bom! Que tal uma ajudinha a mais?

Neste dia, seria ideal que o papai participasse, mas fizesse isso com envolvimento total.

Dar funções para o papai, desde a parte de organização dos itens para levar até as dúvidas que serão tiradas no consultório, ajudam que o pai se sinta parte daquele meio, e o bebê percebe que o papai está ali cuidando e zelando por sua vida.

Autonomia para o papai aumenta o vínculo entre o papai e bebê

Você já parou para refletir que, por causa do seu instinto de proteção, a mamãe, de forma inconsciente acabe afastando as outras pessoas do cuidado (até mesmo o papai).

Principalmente nos primeiros meses, a mãe tende a achar que ninguém pode dar conta de cuidar de seu bebê.

Mamães devem dar apoio para que o papai participe desses momentos de corpo e alma, mesmo que no início pareça meio que atrapalhado.

Isso faz parte das pequenas coisas que vão aumentando o vínculo entre papai e bebê.

Mas pode ter a certeza que o papai vai encontrar uma forma de fazer tudo de um jeitinho especial. Basta só deixar fluir…

A lá vem bebê aumentando o vínculo entre o papai e bebê

Cá estamos novamente, com o mais puro de desejo de ajudar para que as coisas deem certo.

Pode até parecer meio confuso, mas certamente com esses dias vão aumentando o vínculo entre papai e bebê será mais rápido e mais intenso com ajudinha da mamãe.

Por isso, quando desenvolvemos esse artigo, pensamos em como ajudar para que a família desse bebê fique ainda mais próxima dele, de um modo geral.

Não faltam tarefas e dicas para que isso aconteça de forma natural e dedicada.