Aspectos psicológicos na gravidez

As alterações hormonais explicam as alterações de humor, tristezas, euforias e outros distintos sentimentos que acontecem durante a gravidez.

Esses picos de sentimentos acontecem com a maioria das mulheres. Isso é o que acaba desencadeando situações não tão boas durante esse período.

A maternidade é um momento muito importante no ciclo de vida da mulher.

O primeiro trimestre

Esse é um trimestre em que a notícia da gravidez sempre soa de forma bem impactante. Saber que por nove nesses, a mulher gerará um serzinho e será fonte principal de suas maiores necessidades acaba impactando de forma explicita os medos das mamães, mas saiba que isso é absolutamente normal.

Com o decorrer das semanas, apesar de algumas mulheres serem desafiadas fisicamente, as primeiras medidas já tem que ser tomadas, como exames de primeiro trimestre do pré-natal, comunicado no trabalho, primeiras adaptações na vida familiar e planejamento mensal no que diz respeito a enxoval e outras necessidades.

Sabemos que são muitas coisas a se pensar e se resolver em tão pouco depois do resultado positivo. Isso pode acabar fascinando, e ao mesmo tempo assustando algumas grávidas. Inicia, neste período, a formação da relação de mãe e filho.

O segundo trimestre

O segundo trimestre é conhecido como a lua de mel da gravidez. é um dos períodos em que as grávidas mais curtem o barrigão, pois geralmente, para aquelas que tiveram enjoos, mal estar e até ameaças de risco no início, essas ocorrências costumam ficar mais brandas.

É nesse período também que a maioria das mãezinhas costumam descobrir o sexo do bebê, seja em chá revelação, descobrir em sala de ultrassom ou somente lendo o exame da sexagem fetal.

Esse é um momento muito gostoso, e costuma gerar uma certa ansiedade nas mamães e no restante da família do bebê. Geralmente, o enxoval costuma ser de fato montado a partir dai, e pode ter certeza que as mamães futuristas ficam imaginando cada fase a partir dessa descoberta.

Esse também é um ótimo período para programar uma viagem, já que se tem maior probabilidade de curtir o roteiro e passeios, com incômodos diminuídos, na maioria das vezes.

O terceiro semestre

Esse já é um período mais tenso, na maioria das vezes, devido o surgimento de algumas urgências, como últimos detalhes do quartinho, itens esquecidos durante a montagem do enxoval, exames de reta final de pré-natal, organização de como irá funcionar a rotina de parto, puerpério e pós parto ( quem será acompanhante na maternidade, responsável por filho mais velho, organizador das comidas e outras coisas).

Esse também é um período em que as mamães costumam ficar mais cansadas e o físico acaba sendo mais exigido pela gravidez. No terceiro trimestre o nível de ansiedade tende a elevar-se devido a aproximação do parto.

Tudo isso acaba influenciando no psicológico da mamãe, já que são tantos compromissos e incertezas do que acontecerá em breve, assim como após o nascimento do bebê. Surgem sentimentos contraditórios: vontade de ter o filho e terminar logo a gravidez; ou, de prolongar a gravidez mantendo o filho dentro de seu forninho.

Mães com transtornos prévios

Vivemos em uma sociedade acelerada, tanto fisicamente, como psicológico e isso infelizmente acaba adoecendo mais ainda as pessoas ao nosso redor.

O fato é que várias mães engravidam nessas condições, com terapia de medicamentos, ou não. Isso realmente é mais preocupante, e deve ser observado mais de perto.

Geralmente as mães continuam fazendo as medicações e acompanhamento profissional, pois essas terapias são de melhores custos benefícios.

Quando isso deve ser uma preocupação

Medos, anseios, euforia, estresse, tristeza, insônia podem ser normais, a depender da intensidade. Claro que a partir do momento que isso estiver provocando desgaste físico direto, desgaste nas relações e a mamãe perder o controle sobre o momento de reagir, saiba que esses podem ser indícios de procurar ajuda psicológica e, quem sabe iniciar um tratamento, ficando isso sob responsabilidade do profissional que a avaliou.

A rede de apoio e o psicológico

E quem ai não gosta de ter uma mão para ser cuidada e um ombro amigo para consolar, hein?

A rede de apoio tem exatamente esse papel. Sem essa rede estruturada, pode ser quer a mulher se sinta mais fragilizada, por isso é bom que isso seja esclarecido e estruturado, para que tudo saia de forma leve e prazerosa para todos os lados.

é necessário entender também um pouco sobre as responsabilidades e costumes que envolvem a rotina da mãe e família para lhe ajudar com orientação e apoio moral e físico.

A gravidez não planejada

gravidez não planejada

Receber um positivo totalmente de surpresa pode ser que assuste ainda mais algumas mamães. Sabemos e entendemos que um filho exige muita doação, responsabilidades e concentração maior no bebê que está a chegar, mas pode ter certeza que isso pode se transformar em um dos melhores momentos da sua vida.

Infelizmente tem grávidas que passam por desafios como intrigas familiares, rejeição ou afastamento do parceiro, mas tenha a certeza que não são essas coisas que tirarão todo o encanto que a gravidez traz.

Realmente imaginamos que nada disso seja fácil, mas fique ciente que buscar apoio psicológico em membros mais próximos deverá ajudar demais a passar por essa fase nada fácil.

Cuidar do psicológico desde o início, ajuda a diminuir a probabilidade de depressão pós parto, assim como outros transtornos psicológicos .

Aspectos sociais e o psicológico

O estado psicológico pode sofrer impactos diretos na situação atual em que os papais vivem. Infelizmente, pessoas das classes C e D são as mais atingidas, por fatores já conhecidos como renda baixa da média, saneamento básico, não acesso a rede especializada de saúde, baixa escolaridade, dificuldades financeiras e alimentação não favorecida.

Tudo isso pode gerar uma preocupação mais exacerbada na grávida, ainda mais porque isso aumenta a incerteza de como será a situação , com a chegada de um novo bebê.

A vantagem de um preparo psicológico é permitir à mulher vivenciar as emoções do parto com a sensação gratificante de cooperar ativamente em todo o processo

Gravidez de risco e o psicológico

cuidados na gravidez

Com a certeza de que qualquer gravidez já aciona um estado de alerta nas mamães, sabemos que a gravidez de risco ainda aumenta ainda mais esse sentimento. Independente de qual seja o motivo, esse não deveria ser o curso natural de uma gestação, e quando é necessário fazer repouso, absoluto ou não, isso pode ficar cada vez mais evidente.

Tanto que atualmente, existem vários estudos que não defendem o repouso absoluto, justamente pela influencia não tão boa que pode causar no psicológico da mãe ociosa. Claro que cada caso é individual, e isso deve ser levado em consideração, avaliado e sugerido por seu mestre, e respeitado por você e família.

O atendimento psicológico da grávida é evidentemente importante uma vez que é durante a gravidez que se constroem os alicerces do futuro relacionamento entre os pais e o bebê.

As alternativas são buscar formas de amenizar o tempo vago e a tensão.

Leia mais em ”Preciso de apoio psicológico durante a gestação?

Baixa autoestima e o  psicológico

Por aqui, já lemos vários relatos que mesmo com gravidez planejada, rede de apoio, estabilidade financeira e a gravidez apresentando indícios de saúde, algumas mães apresentam autoestima baixa. Isso é bem difícil de transparecer para as pessoas, sem causar um certo tipo de inquietude.

Essa baixa autoestima pode estar relacionada a mudanças no corpo, trabalho, amidos ou simplesmente pelos picos hormonais que acontecem durante as semanas da gestação. Algumas mães ficam com receio de se expressar e receber críticas nada construtivas, e por isso, preferem guardar no coração, e isso acaba fazendo mal com o passar tempo.

Não se culpe! Você tem o direito de sentir assim, afinal são seus sentimentos e suas cargas.

O parceiro e a influencia psicológica

Muitas mães nos contam que a relação marido e mulher acabam não entrando em equilíbrio na sintonia da gravidez. Isso pode acabar desgastando o relacionamento e afetando diretamente o estado psicológico de ambos.

Você já ouviu dizer sobre a sensibilidade aumentar na gravidez de sua esposa ou namorada?

Existem inúmeros relatos que dizem que o parceiro pode querer exigir mais atenção, carinho e sentir mais sono do que de costume. O que acontece é que algumas mamães acabam não tolerando facilmente tudo isso, até mesmo por falta de informação.

O segredo é: Conversando é dialogar sempre. Resolver as questões de maneira pensada e calculada.

Leia mais em: Intimidade do casal na gravidez

A Lá Vem Bebê

Aqui estamos mais uma vez. Sabemos que o fator psicológico influencia diretamente na saúde do bebezinho e sua mãe, e esse foi um dos motivos de aprofundarmos nesse post.

Saiba que não queremos que nada afete esse momento tão bonito e especial que você está vivendo. Tenha a certeza que nos esforçamos para a entrega de conteúdos de valor.

Nós estamos aqui mais uma vez para te afirmar que você tem com quem contar. Nosso acolher está pronto para você, independente de sua estabilidade e estado.

Para ficar mais atualizada sobre nossos conteúdos, venha nos seguir no instagram e facebook