A vida de mãe – Cansaço físico e mental

A rotina é cansativa! São muitos afazeres, muitas necessidades, muitas são as coisas que precisamos correr atrás para ter as contas em dia e ter um mínimo de conforto. Isso tudo gera um cansaço físico e mental, e acaba com nossa energia.

Depois que viramos pais, a responsabilidade aumenta muito, as obrigações também, e o cansaço acompanha no mesmo ritmo.

Antes da maternidade

Sempre sonhei em construir a minha família. Lembro que quando brincava com as crianças na rua eu era a mãe deles, também na igreja era assim, eu gostava de olhar as crianças, mesmo sendo uma também. Isso sempre apontou para o meu sonho da maternidade.

A minha ideia sempre foi de ser mãe antes dos 30. Casei com 28, e isso já mostrava que talvez essa primeira ideia de vida de ser mãe antes dos trinta poderia ser um pouco adiada.

Não foi! Joana nasceu justamente quando eu tinha 30 anos, dois meses antes de eu completar 31. Na verdade a gravidez nos pegou de surpresa. Nosso planejamento era de engravidar para o final do ano de 2019, mas a gravidez veio em janeiro do mesmo ano.

Antes da maternidade eu tinha meu trabalho como jornalista e já empreendia costurando, fazendo e vendendo roupa, e toda a rotina de dona de casa que cozinha, limpa, lava e passa.

Após a maternidade

“Nasce um bebê, nasce uma mãe”. Essa frase é tão real porque nada e em nenhum dos meus sonhos adolescentes eu tinha a real sensação do que é ser mãe.

É muito mais que um novo título, uma nova função. Aqui envolve um misto infinito de sentimentos e emoções que se unem para agora viver em função de um novo ser.

É tudo! Em todo tempo, em todo lugar. Se a mãe passar mal não existe de entregar um atestado e justificar para o seu filho que hoje está de folga, quem dirá tirar férias.

São muitas preocupações, é um universo enorme este da maternidade. Buscamos ler e nos informar muito para oferecer aos nossos filhos o melhor possível.

Mas, cá entre nós, é sempre que você reage as birras e pirraças de forma compreensiva? Entende a agressividade da criança como forma dele expressar seu descontentamento com alguma coisa? Do mesmo modo, entender todos os choros do bebê e seus significados é uma tarefa difícil até ter essa experiência.

O sangue ferve! Tem horas que é só pela graça de Deus! Ainda mais quando acaba a licença maternidade e voltamos à rotina normal de trabalho. Volta toda a correria ir pro trabalho. Agora temos demanda do trabalho, da casa e do filho.

A mãe não é uma máquina

São pressões vindas de todas as partes, bem como nós mesmos acabamos por nos pressionar ainda mais.

Se a realidade é que temos que dar conta das áreas variadas da vida, da mesma forma temos nossas necessidades físicas e mentais que precisam ser cuidadas e estarem em dia.

Eu nunca fui uma pessoa focada em atividades físicas. Vez ou outra estava matriculada em uma academia ou outro tipo de exercício, mas nunca por um grande período de tempo. Não sou do tipo que sente prazer e que gosta disso, além do que nunca precisei de esforço para estar dentro do peso ideal.

Porém a conta chega. Na verdade descobri que vai além do simples exercício, do movimentar o corpo ou da estética. Nós precisamos de um tempo nosso! Distrair a mente, nos cuidar, fazer algo que nos faça bem.

Atualmente até para ir ao banheiro eu tenho uma sombra chamada Joana junto, falando, querendo conversar e que acabe logo para voltar a brincadeira ou o que esteja fazendo antes. Do mesmo modo não lembro qual foi a última vez que saí para jantar só com meu marido, sem a companhia do filho, que, apesar de ser maravilhosa, dá um trabalhão!

Quando nossa energia acaba

Não é difícil de perceber que o custo de vida do brasileiro aumentou. Basta ir ao mercado fazer compras que isso é facilmente percebido.

Ao mesmo tempo que manter o estilo de vida está mais difícil, agora com o filho queremos ter novas experiências, e também são muitos gastos essenciais que se tornaram necessários, como estar constantemente comprando novas roupas e sapatos pois eles perdem tudo muito rápido.

Para que tudo isso seja possível, precisamos correr ainda mais atrás das coisas. Mais pressão, mais cobrança, mais preocupações, mais coisas para dar conta. Ao mesmo tempo que temos um filho precisando da gente, demandando muito também.

Pifamos! Como dar conta disso tudo? O esgotamento físico e mental anda ao lado dessa vida corrida que entramos para dar conta de tudo.

Estafa

Você já ouviu esse termo? Estafa é também conhecida como fadiga, considerada justamente esta falta de energia e também de motivação.

Um cansaço extremo, sensação de não dar conta, frustração, fazer as coisas no piloto automático como se estivesse anestesiado, irritabilidade, falta de memória e lentidão de raciocínio são alguns dos indícios que você está estafada.

Este é um problema que é capaz de atingir todas as pessoas devido as altas demandas que temos na vida. De maneira idêntica aconteceu comigo: mãe, funcionária pública, empreendedora e dona de casa. Cobranças e preocupações vindas de todos os lados.

A correria é para fazer as contas fecharem, proporcionar à Joana coisas boas. Porém isso tem um custo, um cansaço extremo.

Tipos de estafa

A estafa pode ser física ou mental.

Na estafa física o que se sente são dores musculares e cansaço devido atividades que causem um grande desgaste. Isso nos traz desânimo, baixa imunidade, azia, má digestão e diversos outros possíveis sintomas.

Exercícios físicos são recomendados nesses casas, bem como uma alimentação mais saudável e um maior respeito aos limites do seu corpo.

Semelhantemente, a estafa mental vem com as pressões do dia a dia, com as grandes demandas, muitas responsabilidades, gerando um desequilíbrio no nosso corpo, com um desgaste emocional enorme.

Insônia, angústia, falta de memória, irritação e desânimo são alguns indícios da estafa mental. Por isso, incluir na rotina momentos que te deem prazer são necessários. É preciso dar algumas pausas na correria e fazer coisas que realmente te fazem feliz.

Não tenho medo de ficar de fora de alguns ciclos sociais por precisar de descanso. A vida mudou! É um novo ritmo que está tocando e que precisa ser respeitado. Escolha onde estar, com quem estar, sempre que possível.

Burnout

Por sua vez, o burnout é uma estafa com relação ao trabalho, profissional, por condições de trabalho desgastantes.

O burnout é a sensação de esgotamento físico e mental e que traz algumas atitudes negativas como o desânimo, ansiedade, depressão, irritabilidade, agressividade. Também pode manifestar fisicamente como em dores de cabeça, enxaqueca, insônia, azia, pressão alta.

O tratamento inclui antidepressivos e psicoterapia, e também a rotina de exercícios físicos, boa alimentação equilibrada, tempo de relaxamento e bom sono.

Se permita!

Existem coisas que dependem de nós, mas muitas outras coisas que fazemos podem ser divididas com outras pessoas para que alivie para o nosso lado.

Tenha uma rede de apoio em quem você confie. Talvez você tenha dificuldade de deixar seu filho com uma das avós por não gostar de uma forma ou outra como ela faz alguma coisa, porém pode ter certeza que a avó quer o bem para a criança.

Divida melhor as atividades da casa. Entender que pai não ajuda, é fundamental. O pai participa ativamente, afinal o filho também é dele e a casa que ele mora também.

Se permita ter uma vida mais leve. Eu sei que é difícil, mas é para o nosso próprio bem, e para o bem do bebê também. Isso faz toda a diferença e recarrega a energia para os próximos dias.

Tenha tempo de qualidade com as pessoas que você ama e que te fazem bem. Muitas vezes não precisam ser longos períodos de tempo, mas tempos gostosos e intensos com boas companhias!

E você, mamãe? Como tem vivido esses dias corridos, com muitas responsabilidades e contas que não param de chegar? Tem conseguido tirar um tempo para você? Conte para a gente um pouco da sua rotina e o que você faz para recarregas as energias!