A moleira do bebê

A moleira do bebê é fundamental para a hora do parto, você sabia disso? Essa região mais molinha da cabeça do bebê existe justamente para facilitar que o bebê chegue ao mundo. O corpo humano é incrível, não é mesmo? Ele se adapta para as mais variadas situações que vivemos.

Definitivamente a moleira do bebê é muito importante e requer alguns cuidados, e é sobre ela que vamos conversar hoje.

 

O que é a moleira do bebê?

A moleira do bebê é uma abertura na cabeça dos recém-nascidos. Da mesma forma que chamamos de moleira, o seu nome científico é fontanela.

Os bebês possuem duas moleiras: a posterior, que fecha no primeiro mês de vida bem como também pode nascer fechada, e a anterior, que, por outro lado, só começa a fechar a partir do sexto mês de vida.

 

Para que serve a moleira do bebê

Em primeiro lugar, a moleira vai servir para que a cabeça do bebê se adeque ao canal do parto. Nesse sentido, ela vai facilitar a chegada do bebê ao mundo, pois permite uma movimentação dos ossos.

Juntamente com essa facilidade que a moleira vai dar para o nascimento do bebê, ela também vai possibilitar o crescimento do cérebro.

 

Principais cuidados que devemos ter

Os pais precisam tomar alguns cuidados para que o crânio se desenvolva de forma correta.

Visita ao pediatra

O pediatra é quem melhor vai saber analisar como está o desenvolvimento. Pelo menos até o segundo ano de vida da criança, o pediatra deve medir o perímetro cefálico para avaliar o crescimento do cérebro de acordo com a faixa etária.

Além disso, são os pediatras que perceberão alguma alteração e indicará o tratamento mais adequado.

Cuidados ao lavar

Podemos sim encostar e lavar a moleira, mas sempre com muito cuidado. A forma certa é passar a mão de maneira suave na região. Não se pode apertar ou apalpar a moleira.

Acessórios na cabeça do bebê

Os acessórios que achamos tão bonitos na cabeça do bebê também precisa de atenção.

Faixas, presilhas, bonés são alguns acessórios que usamos na cabeça dos nossos filhos. A moleira do bebê é uma parte sensível, e esses acessórios não podem apertar essa região.

Como deve ser a moleira do bebê

Quando o recém-nascido está deitado, a moleira deve estar plana. Quando ele estiver na posição em pé, a moleira pode estar levemente deprimida.

Além disso, é totalmente natural que a moleira fique pulsando, principalmente quando o pequeno está chorando.

 

Algumas alterações

Alguns casos podem indicar alterações no bebê, e isto precisa de atenção.

  • Moleira funda: isso pode ser um sinal de desidratação, bem como indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado;
  • Moleira alta: isso mostra que a pressão lá dentro está maior do que o normal, do mesmo modo que pode indicar uma infecção.
  • Pulsando com mais pressão: quando a moleira está assim, deve ser porque o bebê está com febre, tosse ou cólicas.

Em todos esses casos, o pediatra precisa ser consultado. É ele quem vai poder avaliar melhor e indicar tratamentos.

 

Frio na moleira

Você já ouviu essa expressão antes? Bem como a expressão “pegar um vento na moleira”.

O frio é uma coisa que precisamos ter uma atenção especial para os bebês sim. A área da moleira é um lugar que perde muito calor, então, principalmente em temperaturas menores que 23ºC, é importante usar uma toquinha.

 

Quando fecha a moleira do bebê

Antes de tudo é importante lembrar que existem duas moleiras, a anterior e a posterior.

A posterior costuma fechar mais cedo, por volta dos dois meses de vida do recém-nascido, contudo alguns já podem nascer com ela fechada.

Ao contrário da posterior, a moleira anterior leva mais tempo para fechar. Ela demora por volta de sete a dezenove meses para fechar.

Quando demora para fechar, bem como quando fecha muito cedo, isso pode apontar para uma disfunção ou má-formação. Por isso o médico pediatra precisa estar sempre acompanhando nossos pequenos de perto.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a frequência certa em que se deve levar o bebê ao pediatra é:

  • Três idas no primeiro mês: aos 5, 15 e 30 dias de vida
  • Dos 2 aos 6 meses, uma vez ao mês
  • Uma vez a cada dois meses dos 7 aos 24 meses
  • Dos 2 aos 6 anos, de três em três meses
  • Uma vez por semestre dos 6 aos 7 anos
  • Uma vez por ano dos 7 aos 18 anos

 

Medida da moleira

A moleira anterior tem formato de losango e seu comprimento pode variar de um a três centímetros.

Já a moleira posterior muitas vezes não consegue nem ser apalpada, e costuma ter um centímetro apenas.

 

Banho do bebê

Em suma, muitas vezes nós como pais temos mais medo do que é preciso quando se trata dos cuidados com nossos bebês, em especial os papais de primeira viagem. E com a moleira não é diferente.

Apesar de ser sim uma região sensível, às vezes ela não é tão sensível quanto pensamos. Pode pentear, dar banho tranquilamente, contudo exige sim alguns cuidados, como no caso de colocar acessórios na cabeça dos nossos pequenos.

Muitas pessoas também não sabem da existência de duas moleiras. Esse universo da maternidade e cuidado dos bebês é enorme e aprender é sempre necessário para que possamos cuidar melhor, com mais segurança e confiança.

O pediatra é de fundamental importância. Por várias vezes iremos visitá-lo, por isso é preciso que encontre um de confiança, que te explique bem e tire todas as suas dúvidas com muita paciência, carinho e amor.

 

Compartilhe essas dicas de cuidado com outros papais

É muito importante que a gente não caminhe sozinho quando se trata de cuidado com os filhos. Ter uma rede de apoio é de grande importância, bem como trocar experiências com outras mamães sobre o que elas já passaram e o que de melhor funcionou com elas. Aprender com os erros dos outros também é muito importante.

Por isso te convidamos a compartilhar tudo o que você aprendeu neste post com outras pessoas!

Essas e muitas outras dicas você pode encontrar no blog da Lá vem Bebê!

E conte para a gente nos comentários o que você aprendeu, o que já sabia, e se tinha um medo exagerado quando se trata dos cuidados com a moleira do bebê!