6 Benefícios do Aleitamento Materno

Aleitamento materno

O aleitamento materno não se trata apenas da alimentação do bebê, mas também é um ato de cuidado, amor e carinho. É um momento essencial para criar o vínculo entre a mãe e o bebê e isso fará toda a diferença durante o desenvolvimento da criança.
O leite materno contém: proteínas, vitaminas, gorduras, sais minerais e anticorpos. Esses anticorpos auxiliam no combate às bactérias e no fortalecimento do sistema de defesa do bebê. Importante ressaltar que nenhum outro alimento fabricado possui esses benefícios.

Recomendações

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja o único alimento na vida do bebê até os 6 meses. Após esse período, a indicação é introduzir outros alimentos para complementar a dieta dos pequenos. O leite materno é tão rico que deve ser mantido no mínimo até os dois anos de idade. Os benefícios do aleitamento materno são incontáveis, confira alguns deles:

Diminui o risco de morte em recém- nascidos: o leite materno além das imunoglobulinas que servem para imunizar os bebês nos primeiros dias de vida, se torna ainda mais forte, pois serve como fonte de carboidrato, assegurando o fornecimento de energia, hidratação, proteínas, fósforo, entre outros nutrientes.

Reduz o risco de leucemia infantil: estudos comprovam que o leite materno possui a capacidade de eliminar células cancerígenas. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma que o aleitamento materno reduz em até 19% o risco de leucemia na infância. Esses anticorpos são derivadas dos nutrientes que o leite materno possui e que consequentemente contribuem para um organismo saudável, prevenindo doenças como o câncer e diminuindo as chances de possíveis infecções.

Aleitamento materno é a melhor opção: não existe leite fraco ou forte demais, esse é um mito que assusta algumas mães. O leite produzido é perfeito para o bebê e com a qualidade necessária para suprir as suas necessidades nos primeiros anos de vida.

Previne o câncer de mama: o aleitamento materno também protege as mamães. Isso acontece porque ao amamentar a mulher deixa de sofrer as interferências dos hormônios que podem causar esse tipo de câncer. Quanto maior o tempo de amamentação melhor os benefícios para as mães e o bebê.

O único alimento da criança até o sexto mês de vida deve ser o leite materno: o leite materno é tão completo de nutrientes que até a água não é necessária até os seis primeiros meses de idade. Após esse período é recomendado que sejam introduzidos novos alimentos na alimentação como: papinhas, frutas, entre outros. Porém, o aleitamento materno deve continuar até no mínimo os dois anos de vida.

Blinda o coração: estudos apontam que o leite materno tem vários efeitos positivos na pressão arterial da mamãe e do bebê. Esses benefícios estão relacionados aos efeitos anti-inflamatórios do leite materno.

O aleitamento materno não faz bem só para o bebê

As mamães também saem ganhando quando o assunto é aleitamento materno. A amamentação diminui o risco de câncer de mama e de ovário; ajuda o útero a voltar ao lugar; diminui o risco de sangramento e ainda auxilia no emagrecimento (a perda calórica é de até 600 calorias por dia).

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre os benefícios do aleitamento materno?
Tem dúvida sobre algum outro assunto? Comenta aqui no blog ou em nossas redes sociais, quem sabe não fazemos um post especialmente pra você.

Leia mais:
Minha baixa produção de leite, o que eu fiz? (https://lavembebe.com.br/blog/minha-baixa-producao-de-leite-o-que-eu-fiz/)
Como funciona a amamentação e o processo de formação do leite materno (https://lavembebe.com.br/blog/como-funciona-a-amamentacao-e-o-processo-de-formacao-do-leite-materno/)
Amamentação e preferência pelo peito direito (https://lavembebe.com.br/blog/amamentacao-e-preferencia-pelo-peito-direito/)
Rotina do bebê: 7 dúvidas sobre os primeiros meses (https://lavembebe.com.br/blog/rotina-do-bebe-duvidas/)
Introdução alimentar: 6 dicas para criar filhos saudáveis (https://lavembebe.com.br/blog/introducao-alimentar-dicas/)