3 conselhos para um cardápio de chá de bebê saudável, chique e econômico

Chá de bebê também é sinônimo de comida saudável, mamãe. Saudável e – mais importante – saborosa!

Está pensando no cardápio da festa e ainda não se decidiu? Se você optou por fazer a festa em casa (e não em um buffet infantil), temos algumas dicas especiais, mamãe, que vão lhe ajudar na organização de tudo, para que todos os convidados possam degustar as comidinhas.

Chá de bebê em casa: opção intimista
Em casa: opção intimista e que confere ao cardápio de chá de bebê um toque mais caseiro

“Qualquer celebração que envolva o universo infantil, incluindo encontros como um chá de bebê, dispensam superproduções gastronômicas”, afirma a editora Renata Del Vecchio, do portal de notícias gastronômicas Degusta Vale. Ou seja: um bom cardápio é aquele que cabe no bolso.

“Uma tendência muito forte tem sido os cardápios saudáveis, que de certa forma são bem mais econômicos, afinal muitos dos ingredientes fazem parte do nosso dia a dia e costumamos ter em casa”, continua Renata.

A primeira dica é cortar os refrigerantes da lista. “Eles deram espaço para as águas saborizadas e para os sucos naturais, que ficam uma graça se forem servidos com canudos e garrafinhas, aquelas de leite de coco que costumamos jogar fora.”

Águas aromatizadas: tendência no cardápio de chá de bebê
Águas aromatizadas: tendência no cardápio de chá de bebê

Outra dica da editora é substituir os docinhos por salada de frutas. “Também vale usar a criatividade e oferecer frutas no palito (cobertas – ou não – com chocolate), copinhos de merengue, picolé, gelatina, mousse de fruta e por aí vai.”

Cardápio de chá de bebê: salada de frutas
Cardápio de chá de bebê: salada de frutas e frutas dispostas em cookies é opção prática e deliciosa

Você também vai gostar:

No lugar dos salgadinhos, Renata recomenda os “mini sanduíches” feitos com pão integral e finalizado com um tomatinho cereja espetado. “Fica delicioso e ainda confere um colorido especial à mesa”, aconselha. “Rolinho de wrap também é uma excelente alternativa, e as possibilidades de recheio são infinitas. Patês e pão sírio ajudam a completar.”

Cardápio de chá de bebê: mini sanduíches decorados
Cardápio de chá de bebê: mini sanduíches decorados

Portanto, como sempre lembra nosso chef Henrique Fogaça, à frente do MasterChef Brasil (Band), “menos é mais”. “E o ‘feito à mão e em casa’ é chique”, complementa Renata.

A matemática é nossa amiga

Seguindo a linha saudável e sustentável, é importante garantir que todos os convidados comam bem e, ao mesmo tempo, que nada seja desperdiçado. Para ajudar na matemática da quantidade ideal de comida e bebida para o chá de bebê, mamãe, a Lá Vem Bebê tem uma ferramenta especial, a Calculadora de Comidas e Bebidas para Chá de Bebê, que pode ser acessada aqui: https://goo.gl/18qqoD (link encurtado e seguro).

Por meio da ferramenta online, é só especificar a quantidade de homens, mulheres e crianças convidadas, indicar quais pratos pretende oferecer e, por fim, preencher um breve cadastro com duas informações (semana da gestação e endereço de e-mail) para descobrir qual é a quantidade ideal de cada item que será oferecido.

É fácil, mamãe. E lembre-se: menos é mais!

Bom apetite!

Deixe um comentário