10 principais dúvidas das gestantes

Olá, mamães gravidinhas! Vamos conversar hoje sobre as principais dúvidas das gestantes? Nasce uma gestação, nascem mil dúvidas juntos, não é mesmo? Vamos tentar nesse post solucionar todas as suas dúvidas, ou pelo menos as principais delas.

O inicio de uma gestação, principalmente para as mães de primeira viagem, é um momento de muita dúvida. Mesmo que seja mamãe de segunda ou mais viagens, ainda assim é rodeada de dúvidas e questionamentos sobre a gravidez. Dependendo do tempo em que você foi gestante, as dúvidas desta fase podem retornar. Por isso fique atenta as nossas respostas!

Primeiramente é muito importante que você tenha um profissional que confie perto de você. Ele poderá te ajudar nos questionamentos e sanar as suas dúvidas. Selecionamos neste post as principais dúvidas que chegam aos consultórios e vamos listar e responder elas.

1. Sangramento no inicio da gravidez

O sangramento no inicio da gravidez é um problema que acontece bastante com as mulheres e muitas das vezes não indicam nada grave. O sangramento acontece porque ocorre o aumento do fluxo sanguíneo que circula na vagina e no colo do útero. Porém todo e qualquer sangramento leve ou não precisa ser contado para o médico para que ele avalie as condições deste sangramento.

No primeiro mês, a implantação do embrião no útero (nidação) também pode causar um pequeno sangramento. O movimento pode causar rompimento de alguns vasos sanguíneos

O sangramento na gravidez pode significar um sangramento de escape, descolamento ovular ou da placenta, gravidez ectópica, placenta prévia, aborto espontâneo ou até mesmo uma infecção uterina. Por isso, em casos de sangramentos, consulte o seu médico.

Mulher grávida enjoada

2. Exercícios físicos na gravidez

Posso malhar durante a gravidez?  Essa também um das das principais perguntas da gravidez. A resposta é: sim, as gestantes podem frequentar a academia e fazer exercícios físicos, entretanto os exercícios precisam ser com menos ritmo e frequência.

As corridas na esteira precisarão ser menos intensas. Além disso, os pesos também serão menores. Os exercícios recomendados para grávidas são os de fortalecimento pélvico, aeróbicos além dos de relaxamento.

As três praticas mais recomendadas nesse período são: Hidroginástica, Yoga e pilates. Esses são muito indicados na gravidez e ajudam no fortalecimento de preparo para o parto.

3. Principais dúvidas das gestantes: sexo na gravidez

Estou grávida, posso ter relação sexual?

O sexo durante a gravidez e super permitido e indicado. A relação sexual só não é permitida caso haja alguma contraindicação do médico, fora isso, ela é saudável para a gravidez assim como para o casal. O sexo não machuca o bebê, de forma alguma ele sente a relação sexual.

Até quando grávida pode ter relação? 
Se a gravidez não for de risco ou tiver alguma restrição, o sexo está liberado em toda a gravidez, ou seja, do primeiro ao terceiro trimestre.

4. Alimentação na gravidez é uma das principais dúvidas das gestantes

Um das principais dúvidas das gestantes também é: o que não é bom comer na gravidez? A alimentação na gravidez precisa sim de certas precauções além de cuidados no preparo também. Isso tudo se faz necessário para que não haja intoxicação alimentar.

Alguns alimentos não são recomendados como: ovos crus ou mal cozidos, carne vermelha ou carne de peixe crua ou mal cozida. Além desses, outros também precisam ser evitados, como é o caso de mariscos e outros frutos do mar. Leite e derivados não pasteurizados, como queijos do tipo brie e o camembert também estão na lista dos evitados.

Além de evitar os alimentos de forma cru, é muito importante manter a higiene dos alimentos para evitar bactérias que possam causar algum desconforto e doenças.

Mulher grávida
Mulher grávida

5. Posso viajar de avião na gravidez?

Pode sim! Normalmente as restrições de viagens durante a gravidez são impostas pelas companhias áreas, que, no geral, impedem que grávidas com mais de 7 meses embarquem para prevenir a possibilidade de partos prematuros durante o voo.

6. Quantos kilos engordar na gravidez

É muito importante frisar que não existe número exato de quanto você deve engordar, mas tem um estimativa de kilos que está entre 8 e 12 kg. Uma média de 1kg por mês.

No inicio da gravidez por conta dos enjoos e vômitos é normal que a gestante perca peso, mas logo depois retoma, só precisa se atentar se não está perdendo além do normal, por isso esteja sempre em contato com o seu médico.

7. Quando a mãe sente o bebê mexer

Esse momento é muito legal para a mamãe. E umas das principais dúvidas das gestantes geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez.

O bebê mexendo é parecido com bolhas de ar, bolhas de ar além de borboletas voando, peixe nadando, gases, fome ou ronco no estômago. No quinto mês a gestante a sentir esta sensação mais vezes e consegue saber com certeza que é o bebê está mexendo.

8. Posso pintar o cabelo na gravidez?

Primeiramente pintar o cabelo não é proibido porque ainda não existem estudos que mostrem que é ou não prejudicial a mãe e o bebê, porém os médicos acham prudente a mãe esperar até o final do primeiro trimestre para tingir os cabelos.

sobretudo use os produtos recomendando pelo seu médico, no geral o mais indicado é o uso de tonalizantes sem amônia.

Além de pintar o cabelo falamos neste post sobre os tratamentos estéticos permitidos ou não na gravidez. Vale a pena conferir!

9. Principais dúvidas das gestantes: contrações de treinamento

As contrações de Braxton Hick, mais conhecidas como contrações de treinamento, acontecem a partir da 20ª semana de gestação. Ela prepara o corpo da mulher para o nascimento do bebê. É um processo natural da gestação.

Como é a contração de treinamento?

Diferente das contrações reais, elas são indolores e quando acontecem a mulher sente uma pressão no útero. Ela não significa trabalho de parto, tanto é que algumas mulheres começam a ter essa sensação a partir da oitava semana.

As contrações de treinamento contudo funciona para fortalecer o colo do útero para, no parto, realizar a dilatação.

10. Trabalho de parto é uma das principais dúvidas das gestantes

Quais os sintomas do trabalho de parto?

  • Rompimento da bolsa – A perda de água pela vagina indica a ruptura das membranas, ou “bolsa das águas”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez.
  • Contrações – São o endurecimento da barriga são sentidas no abdome, isso acontece porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo. Sobretudo a contração é o movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.
  • Perda do tampão mucoso –  O tampão mucoso é uma substância mucosa que sai pela vagina, contudo pode sair com alguns filetes de sangue, neste caso avise o seu médico. A saída do tampão não necessariamente indica que você está em trabalho de parto, mas ele demostra que o Trabalho de parto está próximo.

Sabemos que estar grávida é um misto de de perguntas e respostas. Contudo se atente sempre as suas dúvidas e pergunte sempre ao seu médico. É importante lembrar que nem sempre tudo funciona para uma mãe funcionará para a outra.

E você quais foram as principais dúvidas na gravidez?