10 primeiros sintomas de gravidez

Está enjoada, cansada, com cólica e mal estar? Descubra os 10 primeiros sintomas de gravidez e já comece a preparar a sua vida para a chegada dos pequenos!

A menstruação atrasou?

Está tentando engravidar?

Está se sentindo estranha e acha que pode estar grávida?

Dúvidas como estas são muito comuns às mulheres, principalmente se estão tentando engravidar ou tiveram relações sexuais desprotegidas. A maioria dos sintomas de gravidez podem ser confundidos com os da TPM, pois são causados por hormônios, o principal é o hCG. Mas existem alguns sinais que podem ajudar a descobrir o princípio de gravidez. 

1. Atraso na menstruação

O principal sintoma de gravidez é o atraso na menstruação. É importante que a mulher acompanhe sempre seu ciclo e confira se ele tem 28 dias ou mais. Uma boa dica é anotar os dias de menstruação para fazer a conta.

2. Vontade de urinar a toda hora

Um fato que todas as mamães sentem é uma maior vontade de urinar. Isso acontece porque há um aumento do útero e do endométrio com a gravidez, e isso ocorre desde o princípio! Esse aumento causa pressão sobre a bexiga, dando aquela vontade de fazer xixi o tempo todo.

3. Aparecimento de espinhas

As nossas grandes vilãs, as espinhas, podem aparecer desde o princípio da gravidez. Pois, assim como ocorre na TPM, os hormônios são os grandes causadores dessa inflamação. E na gravidez há uma grande mudança hormonal, causando não só espinhas mas também variação de humor.

4. Dores de cabeça

Assim como as espinhas, as dores de cabeça podem aparecer no início da gravidez e são causadas por hormônios. O principal hormônio causador desse incômodo é a progesterona.

5. Cansaço excessivo e sono

A maioria das mulheres que descobrem que estão grávidas reclamam de sono, não é mesmo? Isso acontece porque a formação do embrião acaba exigindo energia da mãe e as mudanças que os hormônios causam interferem neste processo.

6. Mamas sensíveis e mamilos mais escuros

Outro forte fator que dá os primeiros sinais da gravidez é o aumento de sensibilidade nas mamas. Elas podem ficar mais escuras, com bolinhas ao redor e com o bico saltado. As dores podem ser intensas e parecem com ferroadas, em alguns momentos. A temperatura do peito também aumenta.

7. Sangramentos irregulares

Nem todas as grávidas apresentam sangramentos no início da gravidez, mas isso pode acontecer. A explicação é que com a formação do embrião e alojamento dele no endométrio da mulher, pode ocorrer um pequeno sangramento do material que reveste o útero.

Em casos de sangramentos maiores, procure o seu médico!

8. Cólicas

Aquela cólicazinha da TPM é muito parecida com as cólicas do início da gestação. E elas acontecem justamente porque o zigoto está se alojando no endométrio da mulher.

9. Alterações no paladar ou no olfato

Gostos e cheiros mudam completamente durante a gravidez. É comum as grávidas sentirem gosto metálico na boca e não querer mais comer coisas que adoravam.

O olfato também fica super apurado e a mulher passa a ficar incomodada com muitos cheiros, que antes nem mesmo sentia.

10. Enjoos

Outro item fatídico na gravidez é o enjoo. A grande maioria das mulheres irá sentir esse desconforto na gravidez, e ele é causado pela variação de hormônios. Algumas sentem desde a fecundação, outras começam a sentir algumas semanas depois. Mas poucas mulheres não sentem enjoo durante a gravidez.

Gostou da matéria? Comenta aí embaixo o que achou! Vamos adorar saber sua opinião 🙂


Você também irá gostar de ler:

#XôZika – Deixe a zika longe do seu bebê!

De repente: MÃE!

10 comentários em “10 primeiros sintomas de gravidez”

  1. Eu tomo mesigna mas atrasei um mês e fui tomar só no mês de Setembro e dezembro minha mestruaçao desceu normal e esse mês minha mestroacao desceu do uns pontinhos escuros e até agora não desceu será que estou grávida e tá me nascendo espinhas

    Responder
  2. Olá, estou com 9 dias de atraso, e sou bem regular, nunca atrasa. Como estou tentando engravidar, estou na expectativa. Vou esperar um pouco mais e depois farei o teste.

    Responder

Deixe um comentário