10 dicas de cuidados para uma gravidez de sucesso

Engravidei pela primeira vez, e agora, o que devo fazer? Quais os cuidados na gravidez devo ter para que seja uma gravidez saudável?

Vamos dar 10 dicas de como passar esse período de forma tranquila, afinal são 9 meses de espera e ansiedade, não é mesmo?

O período gestacional é um período de grandes mudanças e adaptações. Essas mudanças e adaptações precisam ser com muita segurança e conforto para a nova mamãe e o bebê.

1ª dica – Pré-Natal

A primeira dica para os cuidados na sua gravidez é com relação ao pré-natal.

O pré-natal nada mais é do que o acompanhamento médico que a mulher faz durante todo o período gestacional, sendo que nos primeiros meses de gestação é de forma mensal, e nos últimos meses de forma semanal. Esse acompanhamento pode ser feito por médico particular ou pelo público (SUS).

É no pré-natal que a mulher tira todas as dúvidas sobre a gravidez, assim como as dúvidas sobre o parto. Nestas consultas são pedidos e realizados exames para verificar a saúde do bebê, bem como a da mamãe.

A princípio o primeiro passo a ser seguido é esse: escolher um médico de confiança. Se você já tiver um ginecologista ou obstetra, se consulte e comece o seu pré-natal. Caso você ainda não tenha uma pessoa de confiança, pesquise sobre, e, se for necessário, faça consultas com mais de um médico para ver qual se encaixa melhor nos passos que você deseja dar nesta fase.

2ª dica – Exames e testes

Os exames na gravidez são muito importantes e necessários, e, nesse sentido, formam a nossa segunda dica de cuidados na gravidez: Fique sempre atenta aos principais exames de cada trimestre da gravidez.

Esses exames são importantes para checar também o histórico de saúde da mãe, assim como dos familiares, para saber possíveis riscos de doenças hereditárias, genéticas e procedimentos para uma gravidez tranquila.

Alguns exames pedidos durante esse período são:

  • Hemograma completo;
  • Defesa do organismo;
  • Rubéola;
  • Hepatites B e C;
  • Testes sorológicos para HIV, Sífilis e Herpes;
  • Toxoplasmose;
  • Teste do fator RH para saber se o sangue é positivo ou negativo;
  • Ultrassonografias para acompanhamento da gestação;
  • Exame curva glicêmica para saber dos riscos de diabete gestacional;
  • Fibronectina fetal;
  • Análises de coagulação;
  • Cardiotocografia (CTG).

Todos os exames deverão ser solicitados pelo seu médico, assim como alguns outros exames também poderão ser anexados nesta lista. Caso o seu obstetra entenda a necessidade de pesquisar mais a fundo sobre algum tipo de doença ou alteração nos exames apresentados, ele acrescentará outros exames. Definitivamente é muito importante que cada exame seja avaliado pelo médico especialista.

3ª dica – Alimentação na gravidez

Um dos focos principais da gravidez é a alimentação, portanto é a terceira dica sobre os cuidados na gravidez!

Dois motivos apontam para a importância da boa alimentação durante a gestação: a saúde da mãe e do bebê e também pelo ganho de peso da mãe. O ideal é que a mamãe ganhe de 7 a 15kg durante todo os 9 meses da gestação. Igualmente para que isso aconteça, é necessário ter uma alimentação equilibrada, rica em ferro e ácido fólico. Além disso, a nova mamãe deve ingerir muitas frutas, legumes, verduras e fibras, que ajudam a regular o intestino que durante a gravidez tende a ficar mais preso.

Alguns alimentos que ajudam nesta fase

Peixes e castanhas como castanha do Pará e castanha de caju, bem como nozes e macadâmia, são indicados nessa fase pois eles além de saciarem a vontade de comer, são ricos em minerais.

Iogurtes, queijos e leites igualmente devem ser consumidos com bastante frequência por causa das proteínas e demais nutrientes que ajudam a suprir o nosso corpo.

Água é sempre essencial nessa fase, é ideal beber bastante água para suprir as necessidades do corpo da mãe e do bebê, além de ajudar muito na retenção de líquidos.

Quantidades reguladas das porções por dia

Pequenas quantidades ao longo do dia de preferência de 3 em 3 horas, pois desta forma você diminui a quantidade de comida ingerida por dia.

Uma boa dica é comer bastante salada e folhas, elas ajudam na saciedade, além de ter um grande valor nutricional para a mamãe e o bebê.

Nos intervalos das refeições e no café da manhã, sugerimos que sejam feitos pequenos lanches como iogurtes desnatados, biscoitos sem recheios ou pães e torradas integrais.

Nesta fase a vontade de comer chocolate, bolo, pizza, hambúrgueres, entre outras guloseimas aumentam muito, e isso não significa que você não poderá comer essas coisas. É bom evitar e quando for comer que seja em pequenas quantidades e de forma equilibrada. Fazendo assim você garante o peso ideal na gravidez e também uma alimentação saudável.  No caso do chocolate procure optar pelos 50%, 70% ou 85% que são mais indicados.

Evite pratos muito salgados, apimentados e carne crua pois eles demoram muito a serem processados pelo intestino e também provocam desconfortos gástricos. Quanto aos carboidratos, opte por consumir os integrais.

4ª dica – Cuidados com o corpo

Como cuidar do corpo é uma boa dica! Muitas mamães se perguntam como fica o corpo após a gravidez e como é cuidar dele durante a gestação. Vamos dar dicas diversas de cuidados com a barriga, hidratação, entre outros para você se cuidar nesse período.

5ª dica – Hidratação da barriga

Ao se falar de gravidez, já se pensa na barriga da mamãe. Por isso os cuidados na gravidez com relação a barriga são importantes.

Como hidratar a barriga é uma das principais perguntas quando se fala de corpo na gravidez, principalmente pensando em como evitar estrias. A hidratação é a principal aliada da barriga durante este processo pois a barriga estica muito, e manter ela hidratada ajuda na elasticidade e com isso evitar a estrias.

A hidratação pode ser feita através de óleos e cremes específicos para a gravidez, óleos de amêndoas, rosa mosqueta e de semente de uvas são os mais indicados. Cuidado para não dar coceiras e alergias, algumas mamães presentam vermelhidão e alergia no uso desses óleos, suspenda o uso e informe o seu médico caso isso aconteça. O Bio-Oil que é rico e vitamina E pode ser usado também.

Cremes hidratantes para barriga, hoje em dia existem várias opções no mercado, veja qual o seu médico indica e qual você se adapta melhor, tem mamãe que costuma enjoar do cheiro do creme, pois o olfato fica muito aguçado na gravidez e alguns cheiros incomodam mais, caso isso aconteça com você, mude para outra marca e cheiro.

O mais importante é sentir seu corpo hidratado, passe o óleo ou o creme em áreas como, barriga, bumbum e seios. Essas partes são as mais propensas a estrias e por isso, garanta a hidratação delas.

6ª Dica – Cuide das pernas e pés

Para garantir o conforto das pernas e pés na gravidez fique atenta principalmente a sua hidratação. Por isso beba muita água, para que também não tenha inchaço por causa da retenção de líquido, e evite o sal.

Evite sandálias e saltos desconfortáveis, eles fazem os pés incharem e também cansam mais por conta do peso do corpo. No caso de pés inchados e desconforto, faça um escalda pés com água morna, ajuda bastante a reduzir os efeitos do inchaço, além do que relaxa também!

Hoje em dia já existem também cremes hidratantes para pés e pernas para uso durante a gravidez. Caso sinta necessidade use um deles. Ajuda bastante ativar a circulação e alivia as dores também.

7 ª dica – Rosto e cabelo

Por conta dos hormônios, algumas mamães notam que seus cabelos ficam mais sedosos e cheios. Porém, com o aumento da progesterona, que resseca o cabelo, outras passam pela queda de cabelo. Desta forma, procure por alimentos ricos em ferro e zinco para tentar amenizar esse efeito.

Para o rosto é primordial os usos de protetor solar pois podem surgir manchas na pele, assim como na virilha e nas axilas. Isso acontece por causa da melanina que aumenta durante a gestação. Essa proteína aumenta a pigmentação da pele e por isso provoca o escurecimento em algumas partes, Para evitar que essas manchas fiquem para sempre, use sempre protetor solar nessas áreas.

8ª Dica – Repouso

Enquanto você puder descansar nesse período, descanse! Este período deixa a mulher cansada, exausta, e os hormônios fragilizam muito a mamãe também. Por isso, descanse! Deixe a sua mente tranquila, tente fazer meditação pelo menos uma vez ao dia, isso garante um tempinho de paz para a mente assim como para o seu corpo.

9ª Dica – Pratique atividades físicas

Caminhadas, pilates e hidroginástica são aliados de uma gestante. Sem dúvidas a prática de exercícios ajuda no fortalecimento dos músculos, assim como são excelentes aliados para o parto.

Os cuidados na gravidez passam por fazer atividades físicas, mas cuidado com exercícios pesados! Grávidas não podem pegar muito peso, por isso prefira exercícios que controle a sua respiração.

Os exercícios ajudam também a controlar a pressão e a diabete gestacional.

10 ª dica – Aproveite o seu parceiro

Nossa última dica de cuidados na gravidez é, no mínimo, interessante! Essa dica é importantíssima pois muitos casais perdem o momento de casal, e o romantismo durante a gravidez se esfria. Algumas mulheres incialmente perdem a libido, mas por volta do segundo trimestre ela volta. Em contrapartida, algumas mulheres relatam ter ainda mais vontade de ter relações sexuais, por isso, aproveite o momento com seu cônjuge.

A vida sexual na gravidez é saudável, aconselhada e não prejudica o desenvolvimento do seu bebê. As dificuldades desse momento são as posições por conta da barriga, mas vocês conseguirão achar uma que seja confortável para os dois.

Gostou desse post?  Aproveite para olhar outras matérias do nosso blog, que está cheio de dicas valiosas para esse período.